WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/07/2011 - Programa Saúde na Escola faz primeiro balanço

Com atividades iniciadas em fevereiro deste ano, o projeto Saúde na Escola realizou a 1ª Mostra de Experiências Exitosas nesta terça-feira (12). O encontro reuniu equipes do Programa Saúde da Família, diretoras das escolas municipais e gerentes de unidades básicas para um fechamento das ações desenvolvidas no semestre.

Conforme a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Teodoro, além de ações tradicionais como vacinação, pesagem, aferição de pressão, aplicação de flúor e demais orientações sobre saúde bucal, as equipes do PSF trabalharam temas como primeiro socorros, higiene pessoal campanhas sobre o combate a dengue e também valores humanos neste semestre.

Para a segunda metade do ano, está previsto: práticas posturais e incentivo à atividade física; avaliação nutricional; prevenção DST/Aids e gravidez na adolescência; combate ao alcoolismo, tabagismo e outras drogas. “O prefeito estabeleceu como prioridade a saúde dos estudantes. Já trabalhávamos a vacinação e saúde bucal nas escolas, mas ele queria ampliar os serviços. A proposta é trabalhar a orientação e prevenção, melhorando a vida dos estudantes a partir da adoação de hábitos saudáveis”, pondera.

A diretora de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Salge, reforçou no encontro a necessidade das educadoras abrirem as portas para os profissionais da saúde e também a importância da integração entre os dois setores para a continuidade do sucesso na experiência. Por isso, foram apresentados projetos de êxito realizados nos bairros Beija Flor, Residencial 2000, Abadia e Recreio dos Bandeirantes.

O programa é desenvolvido em todas as 34 escolas do município e nos 23 centros municipais de educação infantil.   “Temos que conscientizar esses pequenos porque daqui a alguns anos eles serão cidadãos da nossa comunidade. Estamos semeando para colher bons frutos e formar pessoas conscientes”, conclui a enfermeira da PSF no bairro Recreio dos Bandeirantes, Seila Tavares.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar