WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/07/2011 - Uberaba alcança meta em campanha contra paralisia infantil

Mais de 18 mil crianças menores de cinco anos receberam a gotinha antipoliomielite durante a campanha de imunização. Com o resultado, Uberaba atingiu a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) registrando 99,59% de cobertura contra a paralisia infantil. As unidades básicas de saúde agora continuam aplicando a segunda dose da vacina contra a gripe até o dia 15 de julho e a tríplice viral
(sarampo, caxumba e rubéola) até o dia 22 deste mês.

Conforme a diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda, o fechamento da mobilização contra a pólio foi satisfatório, pois o município superou a meta mínima de 95% colocada pela SES/MG. A diretora espera o mesmo comprometimento em relação à campanha de sarampo. “A gente gostaria desse empenho da população e dos profissionais também para a vacinação do sarampo. Ainda tem três mil crianças menores de sete anos para serem imunizadas”, alerta.

De acordo com Eliane, enquanto a imunização da paralisia infantil é conhecida como a campanha da gotinha, existe uma resistência com a vacina do sarampo por ser injetável e mais dolorida. Entretanto, a diretora pede a compreensão dos pais para vencer a barreira cultural: “Um choro pontual hoje pode evitar a doença futuramente. E o sarampo é grave e extremamente contagioso”.

A recomendação é que os pais levem os filhos para receber a dose antes de saírem de férias, pois houve casos de sarampo registrados em outros países e é necessário fortalecer a barreira contra o vírus, caso haja contato com pessoas infectadas devido ao turismo.

Até agora, 18.975 crianças entre um ano e menores de sete anos receberam a tríplice viral em Uberaba, o que corresponde a 86,89% do público alvo. Eliane alerta que praticamente todas as faixas etárias alcançaram a meta mínima, exceto o grupo de 5 e 6 anos de idade. “Por enquanto, apenas 68,34% das crianças com cinco anos foram imunizadas contra o sarampo e 56,11% no grupo de seis anos. Então, pedimos para os pais ou responsáveis comparecerem às unidades com o cartão de vacina, mesmo que esteja em dia”, orienta.

Gripe - A coordenadora da Central de Vacinas, Lúcia Vallim, faz a última chamada para a segunda dose da vacina contra a gripe. Das 4.893 que receberam a primeira dose, 481 ainda não fizeram o reforço. O prazo termina no dia 15 de julho.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar