WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/02/2009 - CTA distribui camisinhas nos ensaios das escolas de samba

O Programa Municipal de DTS/HIV inicia nesta quinta-feira (dia 19) a campanha “Use camisinha! Faça sexo seguro” no Carnaval. Equipes de técnicos e voluntários fazem a distribuição de 40 mil preservativos nos barracões das escolas de samba da cidade, conversando com foliões sobre medidas de prevenção às doenças sexuais. O trabalho prossegue na sexta-feira (dia 20).E na passarela do samba do CentroPark, na Univerdecidade, o CTA terá o estande “Fique Sabendo!”, onde serão disponibilizados folders informativos, camisinhas, gel lubrificante e o teste rápido de detecção do HIV em 30 minutos aos carnavalescos.

O objetivo da campanha no Carnaval é aproveitar a festa para adquirir empatia da população, visibilidade e credibilidade dos serviços de testagem e assistência. Segundo o diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, médico Hector Leon de Coraspe, os cidadãos precisam conscientizar-se de que o Município desenvolve seu papel, entretanto, a prevenção do HIV é uma atitude e decisão individual. “Fazer sexo seguro depende de cada um, e é um ato de amor e cidadania para consigo mesmo e para com o outro”, completa ele. Em Uberaba, o Programa Municipal de DST/AIDS é o órgão responsável pela implementação das políticas de atenção à saúde na área de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV/Aids; dentre elas a realização de exames para detecção do HIV, contemplando o consentimento e o aconselhamento pré-teste e pós-teste na entrega do resultado ao cidadão.

A testagem rápida é uma divulgação dos serviços, em eficiência, eficácia, e ética; como também um pontapé inicial às ações de prevenção a serem desencadeadas pós-carnaval em parcerias com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da ação, aos moldes da campanha nacional “Fique Sabendo!”, é o conhecimento do status sorológico da infecção pelo HIV, para tornar possível à adoção de medidas que possibilitem a interrupção da cadeia de transmissão, além de permitir uma atenção adequada para os indivíduos infectados, uma vez que o acesso pode ser limitado pela dificuldade de locomoção, horário de funcionamento restrito, falta de interesse, medo, preconceito ou outros. O teste rápido nas ações de Carnaval será feito após esclarecimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido somente a maiores de 18 anos com documento com foto. O laudo de teste será devidamente assinado por profissionais com formação na área de saúde e serão entregues no local por aconselhadores do Programa.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar