WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/06/2011 - Zoonoses alerta para prevenção à dengue no período de seca

Apesar do período de estiagem, Secretaria Municipal de Saúde orienta população para continuar atenta ao controle do Aedes aegypti. Vasos de plantas, bebedouros de animais e caixas d’água destampadas são depósitos permanentes do mosquito transmissor da dengue. “Por isso, precisamos da comunidade mobilizada para evitar a proliferação do vetor dentro das casa”, alerta o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, os moradores devem fazer a limpeza com água e bucha das tigelas de água dos animais para eliminar ovos do mosquito. Quantos aos vasos de plantas, ele orienta os moradores a furarem os pratinhos para evitar o acúmulo de água parada. Outra recomendação é conferir se as caixas d’água estão tampadas.

Além disso, o diretor alerta para as pessoas aproveitarem o período de estiagem e desentupir as calhas no telhado, pois o local se tornar um criadouro do mosquito quando as chuvas começarem. André também reitera à população para não jogar lixo no quintal ou em terrenos baldios. “O mosquito nasce nesses locais, mas como a fêmea necessita de sangue vai procurar nas casas, onde estão as pessoas”, salienta. O mutirão de limpeza foi concluído no dia 20 de maio, recolhendo 113.701 kg de material que acumula água em 212 caminhões durante os seis meses de operação. Conforme André, as equipes foram remanejadas para atendimento das demandas do Disk Dengue (3317-4660) até o reinício do período de chuvas.

Os agentes de saúde continuam com as visitas de rotina e já percorreram 278.008 imóveis. Também foram realizadas 1359 vistorias em pontos estratégicos até agora, como cemitérios, ferros-velhos, clubes desativados, borracharias, entre outros. Além disso, 2659 imóveis foram visitados a partir de demandas do Disk Dengue. Por enquanto, a secretaria já recolheu 444.460 kg de pneus em borracharias cadastradas.

Uberaba tem 2.185 notificações de dengue até o momento. Foram confirmados 863 casos de dengue clássico e um de febre hemorrágica. Outras 343 suspeitas foram descartadas e 978 pacientes aguardam resultados de exames.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar