WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/06/2011 - Vacinação contra a pólio e sarampo começa neste sábado

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado (dia 18), das 8h às 17h, para a vacinação contra a paralisia infantil e sarampo. Postos volantes também serão montados no terminal rodoviário para vacinar as crianças que se enquadram na faixa etária das campanhas. Em Uberaba, a meta é imunizar 18.387 menores de 5 anos contra a poliomielite e cobrir 21.837 crianças entre 1 ano e menores de 7 anos com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda, destaca que mesmo as crianças já vacinadas, com cartão em dia, devem ser imunizadas agora contra a pólio e o sarampo, se estão dentro da faixa etária prevista. Ela reforça que tomar as duas vacinas na mesma data não tem risco à saúde. “As mães devem levar seus filhos às unidades para receber a dose e ficarem protegidos contra essas doenças”, alerta.

A primeira etapa da campanha contra a paralisia infantil vai até o dia 1º de julho. A segunda fase está programada para começar em 13 de agosto. A vacinação contra o sarampo termina no dia 22 de julho.

Inicialmente, a imunização infantil contra sarampo seria iniciada em agosto, paralelo à segunda etapa da pólio. No entanto, a diretora explica que o Ministério da Saúde antecipou a campanha de sarampo por causa do maior número de turistas no país e também de brasileiros em visita a outros países no mês de julho. “O objetivo é a erradicação do sarampo no Brasil, pois este ano tivemos casos importados da doença”, pondera.

Só neste ano já foram confirmados 15 casos de sarampo no Brasil e as infecções foram consideradas importadas, pois todos os pacientes apresentaram o mesmo vírus que circula na Europa, onde há surto. Até agora o aumento no número de concentração da doença ocorre no Rio Grande do Sul, com cinco pacientes diagnosticados neste ano, seguido pelo Rio de Janeiro (04 casos), São Paulo (03), Bahia (01), Mato Grosso do Sul (01) e Distrito Federal (01).

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar