WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

17/02/2009 - Prefeitura realiza campanha carnaval sem dengue

Alertar a população quanto às medidas de prevenção e controle de lixo e em especial dos recipientes que acumulam água podendo se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Esta é uma das ações que está sendo desenvolvida, através do Departamento de Controle de Zoonoses, durante esta semana que antecede o carnaval e que faz parte do que foi elaborado pelo Comitê Municipal de Controle da Dengue, dentro dos eixos de Educação Comunitária e Acorda Cidadão. De acordo com informações da Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetorias (SEPPAI) da Prefeitura, as ações se concentram, em especial, no período do carnaval, onde os foliões poderão se divertir e também exercer sua cidadania, dando destinação correta ao lixo e evitando que o mosquito transmissor da dengue se prolifere na cidade, cuja infestação, segundo dados técnicos, cresceu 1%.

Numa parceria envolvendo as Secretarias de Saúde e Educação e as Escolas Municipais Santa Maria e Frei Eugênio serão realizadas passeatas de mobilização no entorno destes estabelecimentos de ensino, panfletagem e orientação aos moradores do bairro.

Nesta terça-feira (17), aconteceu a primeira atividade da Escola Santa Maria, com cerca de 100 alunos de 5ª a 8ª séries percorrendo ruas do bairro. Paralelamente à passeata, também teve prosseguimento no bairro o mutirão de limpeza. Desde o seu início no dia 06 deste mês até hoje já foram retirados nove caminhões de entulhos.“Para esta atividade nossos alunos se envolveram bastante com a confecção de cartazes alertando sobre a dengue e também agindo como agentes disseminadores junto aos pais e vizinhos. Foi um trabalho de conscientização”, destaca a vice-diretora da escola Naila Sivieri.Para esta quarta-feira está programada a passeata com a Escola Municipal Frei Eugênio nas principais ruas do bairro, também paralelamente ao mutirão de limpeza.Já no dia 20 vai acontecer uma Parada Educativa no Calçadão da rua Artur Machado, das 8h às 12h.No período de 21 a 24 (dias de carnaval) o Departamento de Controle de Zoonoses manterá um stand no interior do Centro Park (Sambódromo).

De acordo com o titular da Diretoria de Vigilância em Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, o envolvimento das escolas e, consequentemente, dos alunos é de fundamental importância para o trabalho de combate à dengue.“Os alunos conseguem sensibilizar os adultos e através disso conscientizá-los sobre a doença”, destaca o diretor.Acompanharam a passeata dos alunos, a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Zoonoses, Cristina Maria César e as técnicas da SEPPAI Márcia Otaviano e Gláucia Garcia.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar