WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

03/06/2011 - Primeira turma da Guarda Municipal é treinada para usar arma não letal

Primeira turma da Guarda Municipal é treinada para usar arma não letal Primeira turma da Guarda Municipal é treinada para usar arma não letal Primeira turma da Guarda Municipal é treinada para usar arma não letal

A Guarda Municipal de Uberaba iniciou, na última quarta-feira (dia 1º), o treinamento para a utilização das armas de choque Taser, não letais. Divididos em duas turmas, para que o trabalho nas ruas não fosse interrompido, cerca de 49 servidores municipais receberam orientações técnicas e práticas dos instrutores da empresa Ability, especializada na área de segurança. A meta para iniciar as operações com o uso das respectivas armas é dia 15.

Segundo o diretor da GM, Marco Túlio Gianvecchio, as armas serão utilizadas em último caso, para preservar a vida dos agentes e dos infratores. “Estamos seguindo os tramites legais, da melhor forma possível. O prefeito Anderson Adauto comprou o armamento. Estamos providenciando a Corregedoria e Auditoria da Guarda. Isso é para resguardar a integridade, tanto do guarda, quanto dos suspeitos”, observou. 

De acordo com o instrutor do curso, Alberto Marques de Azevedo Neto, as armas não letais estão presentes em todos os estados do Brasil.  “Todos às polícias clamam pela Taser, pois ela veio preencher uma lacuna muito grande entre o verbal, um bastão e o letal. Ela proporciona mais oportunidades aos policiais, para que eles não precisem ferir gravemente ou matar o suspeito”, disse ele.

Alberto explicou também que, durante todo o treinamento, os alunos são avaliados, sendo possível identificar se têm condições ou não para portar a arma. Alberto esclareceu que este é um treinamento intensivo de três dias, sendo um para teoria e dois para prática. “Se um dos guardas não apresentarem o perfil, não recebe o diploma e fica impossibilitado de usar o equipamento”, pontuou.

O instrutor avaliou que o equipamento tem um poder de parada incrível e consegue parar qualquer tipo de agressor, como uma pessoa forte, drogada ou alcoolizada. “Para a Taser, não tem homem alto, médio ou baixo. Ela vai paralisá-lo, criando uma janela para que o guarda possa imobilizar e algemar, sem usar muito a força física, mantendo a integridade do próprio guarda e do suspeito”, finalizou Aberto Marques.
 
O custo de treinamento já está incluso no valor do repasse de R$ 356 mil, feito para a aquisição do armamento, sendo que 80% couberam ao Ministério da Justiça e 20% de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba. São 100 kits, compostos da arma Taser, coldre, porta cartucho duplo, carregador de pilhas e cartucho de alcance de 10,6m, que já se encontram em poder da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Bens e Serviços Públicos (Settrans).

A segunda turma receberá o treinamento na próxima semana, entre segunda e quarta-feira (dias 6 e 8).
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar