WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/06/2011 - Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o consumo de água das minas da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o consumo de águas provenientes das minas da cidade. Com base nos últimos relatórios, apresentados em janeiro e maio deste ano, foi constatado que 12 minas apresentam contaminação de origem fecal (Escherichia coli) ou ambiental, tornando a água imprópria para consumo humano.

Estas águas contaminadas podem provocar nos seres humanos diversas doenças, tais como: amebíase, cólera, diarréias, hepatite “A”, intoxicações, verminoses e outras patologias.

Conforme o relatório do departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, existem 18 minas que ainda são utilizadas pela população para fins recreativos ou de consumo. A situação pode representar um fator de risco para a saúde da comunidade, pois todas as minas ativas na cidade já apresentaram resultados positivos em análises anteriores para a bactéria Escherichia coli, comprovando a existência de agente contaminante nessas áreas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Uberaba recomenda a não utilização das águas de minas, mesmo aquelas que não apresentaram contaminação por origem ambiental e fecal no monitoramento realizado em maio. Não é possível garantir a qualidade destas águas, visto as ocorrências anteriores de contaminação.

Foram instaladas placas nas 13 principais minas d´água do município alertando a comunidade para não ingerir a água destes locais.

O monitoramento ambiental junto às minas d’água do município iniciou em janeiro de 2008. O trabalho é realizado semestralmente. Este ano, análise já foi feita em janeiro e agora novamente em maio.

 Relatório situacional das minas d'água - Janeiro de 2011 e Maio de 2011

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar