WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/05/2011 - Secretaria Municipal de Saúde comemora Dia Mundial sem Tabaco

Secretaria Municipal de Saúde comemora Dia Mundial sem Tabaco Secretaria Municipal de Saúde comemora Dia Mundial sem Tabaco Secretaria Municipal de Saúde comemora Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado nesta terça-feira (31) com evento no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), que sedia o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. Na cerimônia, houve a ‘formatura’ de 30 pessoas que estão há mais de um ano sem fumar.

A coordenadora do programa, Sônia Terezinha Rosa, explica que foram entregues certificados para quem completou o tratamento e recebeu alta. “Realmente, esta é uma grande conquista para estas pessoas, que procuraram o programa e estão há um ano sem usar o tabaco”, destaca.

Conforme Sônia, mais de 1.000 pessoas formaram nos grupos de acompanhamento até agora. Desenvolvido com terapia cognitiva comportamental e medicamentosa, o programa tem a duração de um ano e conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo e estagiário de nutrição e enfermagem.

Nos quatro primeiros meses, as sessões são semanais. Nos quadrimestre seguinte, os encontros acontecem de 15 em 15 dias, encerrando o período de cessação. Já nos últimos quatro meses, denominados como fase de manutenção, os encontros são mensais.

A coordenadora salienta que os interessados podem procurar o programa espontaneamente ou por indicação médica. De acordo com ela, será feita triagem, avaliação médica e posterior encaminhamento para os grupos. Atualmente, em média, 300 pessoas são atendidas por semana.

Sônia espera ampliar o acesso ao serviço a partir da descentralização das atividades para as unidades básicas de saúde. “O cigarro é legalizado, mas é uma droga como outra qualquer e traz riscos à saúde. Estamos lutando pela prevenção e por uma vida mais saudável”, alerta.

Além do Caism, o programa será estendido até o fim do ano às unidades Álvaro Guaritá (Valim de Mello), Maria Tereza (Bairro de Lourdes), João Resende (Tutunas), Luiz Meneghello (Volta Grande), Amad Ali (Elza Amuí), Antonina Coelho (Fabrício), Ézio de Martino (Boa Vista) e George Chirre (Alfredo Freire).
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar