WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/05/2011 - Lideranças da área médica apoiam fixação de prazo para consultas

Representantes da área médica analisam como avanço a decisão da Prefeitura em estabelecer prazo máximo para atendimento com especialistas. O Termo de Compromisso Público foi assinado esta semana pelo prefeito Anderson Adauto e o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, e já está registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. O presidente da Unimed, Sétimo Bóscolo, salienta que até as operadoras de saúde particulares têm dificuldade para fixar o tempo máximo de espera por consultas. Entretanto, o dirigente avalia que a Secretaria Municipal de Saúde está bem estruturada para realizar este ano. “Será muito benéfico para a população. Sem dúvida, Uberaba está sendo pioneira e vai mostrar mais uma vez o potencial de melhoria da assistência”, destaca.

Já o delegado do Conselho Regional de Medicina, Nelson Barsam, reforça que o prazo de 60 dias é para consultas ambulatoriais. Ele lembra que para os casos de urgência e emergência têm as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s). “É um equívoco pensar que a pessoa vai morrer esperando a consulta. Quem precisa de socorro imediato tem as UPA’s. O prazo é para as situações crônicas e ambulatoriais”, acrescenta. Conforme Barsam, a fixação do tempo máximo de espera dará retaguarda ao pronto-atendimento, pois ordenará o fluxo de pacientes. O médico acredita que a garantia evitará que as pessoas recorram às UPAs sem necessidade. Para o presidente do Hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi, a decisão da Prefeitura reforça o comprometimento com o Sistema Único de Saúde (SUS). Délcio elogia a iniciativa, enfatizando que o município já é bastante sobrecarregado na questão do financiamento do SUS. “É o município que mais sofre e mais gasta, porém, ainda assim, arca com essa responsabilidade para melhorar a qualidade da assistência ao usuário”, pondera, e analisa que o ato fortalece o SUS.

O superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Murilo Antônio Rocha, acentua que a meta é positiva e demonstra a qualidade no serviço prestado. Segundo ele, o desafio será manter esse padrão, pois mais pessoas passarão a procurar o atendimento na rede pública. Por isso, o médico reitera que o próximo passo é verificar o volume de serviços oferecidos e a demanda existente no município para determinar se a estrutura atual é suficiente ou se há necessidade de ampliar o número de postos e profissionais. Examinando a evolução da Saúde Pública, Murilo declara que Uberaba tem muitas conquistas significativas com a implantação das UPA’s, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidade Regionais (URS’s).

De acordo com o superintendente, como houve grande migração de trabalhadores e aumento populacional, a melhora pode ter passado despercebida. Porém, ele conclui que estabelecer o tempo máximo para consultas e exames será um avanço incontestável. “Nós do hospital gostaríamos de acompanhar essa meta, mas ainda temos problemas estruturais e financeiros que não permitem atitude tão ousada”, finaliza. O termo fixa prazo de até 60 dias para consultas com especialistas e realização de exames complementares. Os pacientes devem estar devidamente encaminhados e agendados nas unidades básicas de saúde, que é a porta de entrada da rede.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar