WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/05/2011 - Prefeito e secretário reúnem gerentes para discutir prazo máximo de consultas

Prefeito e secretário reúnem gerentes para discutir prazo máximo de consultas Prefeito e secretário reúnem gerentes para discutir prazo máximo de consultas

Prefeito Anderson Adauto e secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, reuniram nesta quarta-feira (4) gerentes de unidades de saúde para apresentar o Termo de Compromisso Público que estabelece prazo máximo de consultas com especialistas e realização de exames complementares. Participaram do encontro equipes da Atenção Básica, Especializada e também do Pronto-Atendimento.

O prefeito Anderson Adauto reforça que o governo firmou um compromisso sério ao fixar tempo máximo de até 60 dias para as consultas e exames, pois nem mesmo os planos de saúde particulares tomaram essa decisão. Anderson destaca que houve um engajamento da equipe administrativa da Secretaria, entretanto as metas precisam da participação de todos.“Precisamos acompanhar o volume de atendimentos a serem feitos e o tempo de espera. Assim, teremos um sinalizador para encontrar soluções que permitam o cumprimento do prazo”, salienta o prefeito, observando a importância de gestão e planejamento.

Mais uma vez, o prefeito pondera que as situações de urgência e emergência não serão regidas pelo prazo. Ele esclarece que o município dispõe de duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) em funcionamento 24 horas para estes casos. A terceira UPA já está em fase de construção para maior cobertura.

O secretário Valdemar Hial aproveitou o encontro para reafirmar que os médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisam dar mais resolutividade no atendimento dos pacientes. De acordo com ele, de 80% a 85% dos casos podem ser resolvidos nesta instância, reduzindo o número de encaminhamento para especialistas.

Neste aspecto, Hial também apresentou critérios e protocolos clínicos que serão seguidos na rede municipal para encaminhamento às consultas especializadas. Conforme o secretário, elaboração dos parâmetros ocorreu juntamente com os médicos especialistas, pois o objetivo é maior eficiência ao atendimento. 

Entenda - As UBS’s são a porta de entrada na rede pública de Saúde. Na unidade, o usuário passa por avaliação e tratamento com clínico geral ou médico do Programa Saúde da Família. Se o profissional verificar necessidade de atendimento especializado solicita o encaminhamento para as Unidades Regionais de Saúde (URS’s), através da inserção no sistema de agendamento eletrônico.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar