WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/04/2011 - Saúde estende Programa de Controle ao Tabagismo a unidades básicas

Programa de Controle ao Tabagismo passará a funcionar em oito Unidades Básicas de Saúde a partir de maio. Atualmente, as atividades estão centralizadas no Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher (CAISM), mas projeto está em andamento para formação de novas equipes.

Capacitação será realizada na próxima semana para profissionais da rede básica. De acordo com a coordenadora do programa, Sônia Teresinha Rosa, a descentralização para as unidades visa a atender número maior de pacientes. Novas equipes serão formadas para trabalhar com os grupos de apoio em oito unidades, onde será feito o tratamento terapêutico e medicamentoso. “O programa estará integrado às ações para a Saúde do Homem, pois existem muitos fumantes que querem parar e não procuram a gente porque as atividades são concentradas no Caism”, destaca.

O programa será implantado nas unidades Álvaro Guaritá (Valim de Mello), Maria Tereza (Bairro de Lourdes), João Resende (Tutunas), Luiz Meneghello (Volta Grande), Amad Ali (Elza Amuí), Antonina Coelho (Fabrício), Ézio de Martino (Boa Vista) e George Chirre (Alfredo Freire) a partir de maio.

A capacitação para os médicos, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais que vão coordenar o programa nas unidades básicas acontecerá na Fazu, a partir das 8h, terça (26) e quarta-feira (27). Conforme a referência técnica de Promoção à Saúde da Gerência Regional de Saúde, Ledijane Pulquério, o curso estará aberto também para os outros 26 municípios da microrregião. O treinamento contará com técnicos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES/MG).

Atendimento - Por enquanto, para entrar no programa de controle ao tabagismo, as pessoas podem se dirigir ao Caism, onde passarão por avaliação e serão encaminhadas ao grupo de apoio e também ao médico para acompanhamento. O tratamento é de um ano, incluindo terapia comportamental e medicamentosa. Os grupos têm encontros semanais.
Hoje aproximadamente 300 pessoas são atendidas no programa.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar