WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/04/2011 - Zoonoses mobiliza lideranças no Parque do Mirante para combate à dengue

Zoonoses mobiliza lideranças no Parque do Mirante para combate à dengue Zoonoses mobiliza lideranças no Parque do Mirante para combate à dengue Zoonoses mobiliza lideranças no Parque do Mirante para combate à dengue

Buscando maior participação da comunidade no combate à dengue, equipe do departamento de Controle de Zoonoses se reuniu nesta terça-feira (12) com representantes da Associação de Bairro Parque do Mirante para acertar parcerias destinadas à conscientizar os moradores.

O encontro aconteceu no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), contando também com a participação de usuários e profissionais que atuam na região.

Responsável pelo Núcleo de Educação em Saúde, a servidora Cristina Maria César, lembra que o Poder Público mantém ações educativas em escolas e igrejas, palestras em empresas, panfletagens e outras atividades para mobilizar a população no combate ao Aedes aegypti. Entretanto, ela espera envolvimento maior das lideranças comunitárias para alcançar mais pessoas, pois Uberaba continua em situação de alerta para a dengue.

Cristina informa que na próxima segunda-feira (18) haverá trabalho na recepção do Caism, a partir das 7h, para informar os usuários sobre o controle do mosquito. A servidora destaca que a iniciativa alcançará pessoas de diversos bairros que procuram atendimento na unidade. Em paralelo, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde também fará visitas domiciliares no Parque do Mirante. “Consciência existe. As pessoas sabem como é a transmissão da doença e qual é o mosquito. Só não estão sensibilizadas para a importância do combate”, pondera.

Conforme a presidente da Associação de Moradores do Parque do Mirante, Maria Tereza Villas Boas, o lixo é um grande problema no bairro. Ela conta que é frequente o despejo de resíduos nos terrenos baldios, criando possíveis locais para acúmulo de água parada e proliferação do Aedes aegypti. Além disso, a advogada ressalta a necessidade de um trabalho de conscientização quanto à coleta seletiva. “Se a pessoa não separa os recicláveis, o catador rasga o lixo para procurar materiais”, disse, lembrando que as sacolas podem acumular água e também ser um criadouro do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém trabalho intensificado para prevenção à doença. Os agentes de zoonoses já realizaram 149.106 visitas de rotina a imóveis este ano, sem contar as 713 vistorias em pontos estratégicos como cemitérios, clubes desativados, ferro-velho, borracharias, entre outros. As atividades de combate incluem ainda o recolhimento de pneus, totalizando 236.600 quilos até agora.

No mutirão de limpeza, iniciado dia 20 de novembro, 33.571 imóveis já foram trabalhados e as equipes retiraram 92.381 quilos de material que acumula água em 164 caminhões.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar