WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/04/2011 - Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 800 pessoas

Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 800 pessoas

Aproximadamente 800 pessoas participaram da 7ª Conferência Municipal de Saúde neste fim de semana. No evento, foram discutidas cerca de 250 propostas levantadas nos três distritos sanitários. Presente à programação, o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, recebeu homenagem da assembleia devido à participação em todas as fases da conferência, inclusive nos encontros distritais.

Hial aproveitou a ocasião para agradecer o envolvimento de todos e reforçou a responsabilidade coletiva para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam pacientes, gestores ou prestadores de serviços.
De acordo com a assessora de gestão participativa, Mônica Arantes, começa agora a triagem das propostas. O processo será feito pela comissão organizadora da conferência, composta por membros da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, órgão que representa os usuários.

A assessora explica que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde as solicitações de âmbito nacional e as demais serão utilizadas para o planejamento do município. Os organizadores têm prazo até junho para concluir a seleção.

Entre as reivindicações que serão defendidas por Uberaba na etapa estadual está a regulamentação da emenda 29, que destina mais recursos para o custeio da Saúde. Os participantes apresentaram moção durante a conferência para incluir o tema na pauta do município.

A expansão do número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) é outra proposta que deverá ser levada a debate em Belo Horizonte no mês de agosto, assim como maior incentivo à participação popular na gestão por meio dos conselhos de saúde.

Uberaba será representada por 16 delegados na etapa estadual da conferência. A lista inclui representantes do governo, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os participantes também elegeram 24 membros titulares e 24 suplentes para compor o Conselho Municipal de Saúde a partir de junho de 2012. Os nomes serão publicados na próxima edição do Porta-Voz. Entre os integrantes há usuários, gestores do SUS e profissionais da rede pública.

A promotora de Justiça, Cláudia Marques, o deputado Adelmo Carneiro Leão e vereadores João Gilberto Ripposatti e José Severino Rosa também compareceram à programação neste fim de semana.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar