WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/03/2011 - Uberaba entra no calendário internacional na luta de conscientização pelo Autismo

A Praça da Igreja da Abadia será iluminada de azul, a partir desta sexta-feira (01), em prol do Dia Internacional da Conscientização pelo Autismo, celebrado no dia 02 de abril. Durante o dia, a mobilização contará com uma passeata pelas ruas da cidade. A concentrarão será a partir das 09h, na Escola Evolução, localizada na rua Afonso Rato, número 324. A organização do evento solicita que os interessados levem cartazes, faixas, balões azuis e que vistam camiseta em qualquer tonalidade de azul.

A data foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e esta conscientização busca divulgar e ajudar as famílias que possuem algum membro autista a combater o preconceito, a falta de informação e também aos leigos realizarem o diagnóstico precoce, o que facilita a eficácia do tratamento.

A cor foi escolhida para representar a luz da informação em prol da conscientização. Pontos turísticos dos países como Estados Unidos, Itália, Arábia Saudita, Canadá, Inglaterra e Nigéria receberão a iluminação.

No Brasil, alguns pontos a serem iluminados são: Prédio do Senado Federal (DF), Chaminé da Usina Gasômetro (Porto Alegre-RS), Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras e Viaduto do Chá (SP) e Cristo Redentor (RJ).

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, porém há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um “superpoder”. Os casos de genialidade são raríssimos. Espalhar a informação é o principal objetivo da criação de um dia especial para se falar dessa síndrome. Quanto mais cedo acontece um diagnóstico, mais eficaz é o tratamento e os resultados são os melhores possíveis. Hoje um autista, se tratado da maneira correta, pode viver tranquilamente em sociedade, trabalhar e até constituir família. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar