WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/08/2009 - Reunião do comitê de acompanhamento da gripe H1N1 discute situação e formas de prevenção em Uberaba

Reunião do comitê de acompanhamento da gripe H1N1 discute situação e formas de prevenção em Uberaba Reunião do comitê de acompanhamento da gripe H1N1 discute situação e formas de prevenção em Uberaba Reunião do comitê de acompanhamento da gripe H1N1 discute situação e formas de prevenção em Uberaba

Em reunião no gabinete do prefeito nesta sexta-feira, dia 14, representantes de entidades classistas, religiosas, de segurança pública, estudantis, Legislativo e profissionais de saúde discutiram sobre as formas de prevenção utilizadas no município contra o vírus H1N1, mais conhecido como gripe suína.

Na oportunidade, a médica infectologista Cristina Hueb explanou aos presentes que Uberaba foi uma das primeiras cidades a começar o trabalho de prevenção, em maio, com a Expozebu. E colocou que Uberaba não possui nenhum caso confirmado da doença. A médica ainda colocou a necessidade de não se haver alarde, falou dos sintomas, formas de contrair a gripe suína e explicou que o vírus tem um estágio de pico de 8 a 12 semanas.

Sendo assim, tendo em vista que começou a se ter notícias na Semana Santa, começa-se uma fase de declínio. “A população está tendo que aprender de maneira dura a etiqueta respiratória, necessária para a gripe em si, independente do tipo de vírus”, acrescentou. O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, chefe de gabinete, Angela Mairink, diretor da GRS, Carlos Farah explicaram o trabalho de prevenção com materiais publicitários e agentes de saúde nos eventos, dos medicamentos disponíveis para possíveis casos e da necessidade de se trabalhar em conjunto, uma vez que se trata de problemas de saúde pública.

“Não temos nenhum caso confirmado em Uberaba. Nossa situação é controlada e estamos prontos para qualquer eventualidade, nosso trabalho é de prevenção”, pontuou Valdemar Hial. “Cada município tem uma característica e as providências estão sendo tomadas tanto pelo município como pelo Estado. Estamos fazendo nosso dever de casa, assim como é feito com a dengue e hoje praticamente se extinguiu os casos”, opinou Carlos Farah.

“Contamos com todos os presentes como multiplicadores das nossas ações, por isso essa reunião. Para isso disponibilizaremos uma pessoa do gabinete e uma da saúde para dar-lhes todo o suporte necessário”, explicou Angela. Fechando a reunião, o prefeito municipal Anderson Adauto disse que o município está trabalhando com equilíbrio. “Estamos cumprindo todas as obrigações de prevenção, sem criar pânico”, finalizou Adauto.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar