WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/03/2011 - Prefeito discute adesão do município ao projeto Cegonha

Em reunião nesta terça-feira (29) com equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Anderson Adauto definiu a adesão de Uberaba à Rede Cegonha. O projeto lançado esta semana pela presidente Dilma Rousseff estabelece a implantação de um conjunto de medidas para garantir às mulheres atendimento adequado, seguro e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS) desde a confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê.

De acordo com o prefeito, a equipe formatará o modelo de assistência juntamente com os estabelecimentos parceiros, como o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital da Criança. O pré-projeto deverá ser apresentado em 45 dias ao governo federal.

O Ministério da Saúde aplicará R$ 9,397 milhões até 2014 para implantação da Rede Cegonha. As medidas previstas abrangem a assistência obstétrica, com foco na gravidez, pré-natal, parto e pós-parto, e infantil. Também haverá integração com as demais iniciativas para a saúde da mulher no SUS, por exemplo, com a introdução do teste rápido de gravidez nos postos de saúde.

Além disso, o prefeito acertou na reunião o lançamento de campanhas para fortalecer a divulgação das cirurgias de laqueadura e vasectomia por meio do programa de Planejamento Familiar. Outra ação educativa será voltada para o combate à dengue, alertando sobre o perigo dos vasos de planta, bebedouros de animais e lixo no quintal das residências.

O projeto para construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro São Benedito também foi discutido com a equipe. Conforme o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, a obra será umas das prioridades até o fim de 2012. A busca de recursos para equipar o Hospital Regional também está na pauta prioritária do governo, sendo planejadas ações conjuntas no Estado e União.

O prefeito encerrou o encontro com destaque aos avanços já conquistados na área da Saúde e ressaltou que o trabalho em andamento fechará com resultado positivo o processo de melhoria do setor.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar