WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2011 - Mobilização marca Dia Mundial de Controle da Tuberculose

Mobilização marca Dia Mundial de Controle da Tuberculose Mobilização marca Dia Mundial de Controle da Tuberculose Mobilização marca Dia Mundial de Controle da Tuberculose

Dia Mundial de Controle da Tuberculose foi comemorado com ação educativa no calçadão da rua Artur Machado nesta quinta-feira (24). Equipe entregou panfletos e deu orientações no local, também salientando a importância do diagnóstico precoce para diminuir o risco de transmissão da doença.

Referência técnica do Programa Municipal de Controle de Tuberculose, a enfermeira Patrícia Borges Dias afirma que a população foi bastante receptiva e as pessoas começaram a buscar informações sobre a doença, tratamento e formas de prevenção.

De acordo com Patrícia, é necessária atenção especial a crianças e idosos, pois são faixas etárias mais suscetíveis à tuberculose. A enfermeira lembra que os recém-nascidos devem ser imunizados com a vacina BCG. Aos mais velhos, ela recomenda hábitos saudáveis, boa alimentação e, principalmente, evitar a aglomeração em ambientes fechados. “A transmissão é pelo ar, através da tosse, espirro ou fala da pessoa doente porque são lançadas gotículas contendo o bacilo”, salienta.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Na maioria dos infectados, o primeiro sinal é a tosse seca contínua por mais de três semanas. Depois pode haver presença de catarro, transformando-se, geralmente, em uma tosse com pus ou sangue. Outros sintomas são o cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado e fraqueza. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), podendo ocorrer dor torácica.

Em caso de suspeita, a pessoa deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima, onde passará imediatamente por avaliação médica e, logo em seguida, também será encaminhado para exames. O tratamento é gratuito, com remédio e equipe para acompanhamento do paciente.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar