WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/03/2011 - Prefeitura comemora Dia Mundial de Controle à Tuberculose

Em comemoração ao Dia Mundial de Controle à Tuberculose, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (24) mobilização no calçadão da rua Artur Machado. O evento será das 8h30 às
11h30, com equipe para orientar sobre a doença e esclarecer dúvidas.

De acordo com a referência técnica do Programa de Controle de Tuberculose, Patrícia Borges Dias, ainda existe muita desinformação e preconceito em relação à doença. “A tuberculose é estigmatizada. Por isso, é muito difícil o paciente procurar tratamento, apesar de ter tudo de graça no sistema de saúde”, salienta.

A enfermeira explica que em caso de suspeita, a pessoa pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima da residência, pois os médicos e enfermeiros estão capacitados para o diagnóstico e tratamento. “Não é preciso se deslocar até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). No posto de saúde do bairro, o paciente com sintomas de tuberculose é consultado de imediato e já encaminhado para exames de escarro e raio-X, sem  recisar entrar na fila eletrônica”, informa.

Na maioria dos infectados, a doença tem como características a tosse seca contínua por mais de três semanas e depois pode haver presença de catarro.

Em geral, transformando-se, em uma tosse com pus ou sangue. Outros sinais são o cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão), podendo ocorrer dor torácica.

Se confirmado o quadro de tuberculose, o paciente receberá medicação em seguida na unidade básica e terá consultas mensais com o médico para acompanhamento. O tratamento dura, em média, seis meses. 

Conforme a referência técnica, neste período o remédio será ministrado diariamente ao usuário na própria unidade ou em visita domiciliar, caso exista dificuldade de locomoção. “O importante para a cura é não abandonar", destaca.

Em 2010, Uberaba teve 72 casos confirmados de tuberculose. Este ano, 10 pessoas já tiveram diagnóstico positivo para a doença e estão em tratamento.

Como se prevenir?

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar