WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/03/2011 - Secretaria de Saúde oferece cirurgia de laqueadura

Dentro do programa de planejamento familiar, a Secretaria Municipal de Saúde começou a disponibilizar cirurgia de laqueadura na rede. Casais interessados devem comparecer ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) para orientação sobre o procedimento e triagem conforme os critérios do programa.

A assistente social do CAISM, Zélia Barboza, explica que o primeiro passo é participar de reunião informativa. Se houver o interesse no método, será agendada entrevista com profissional do programa. Por fim, comissão de ética avaliará o perfil do casal. “O critério principal é a mulher ter, no mínimo, 25 anos e já ter pelo menos dois filhos.”, destaca.

De acordo com Zélia, entre a orientação inicial e a cirurgia existe prazo de 60 dias. Por enquanto, 10 mulheres já foram encaminhadas para fazer o procedimento. Não há número limitado de laqueaduras a serem feitas.
Além disso, a secretaria continua realizando cirurgias de vasectomia dentro do programa de planejamento familiar. Para se inscrever, o trâmite é o mesmo da laqueadura. Até agora, 150 operações foram realizadas, além de outros com processo em andamento. O critério básico para os homens também é idade mínima de 25 anos e ter pelo menos dois filhos. “É o casal quem escolhe qual o método mais adequado: se a laqueadura ou a vasectomia. Analisamos cada caso com cuidado porque, em geral, são procedimentos irreversíveis”, declara.

As reuniões do programa de planejamento familiar acontecem às terças-feiras, a partir das 17h, no Caism. É necessário apresentar o cartão SUS, cartão da Unidade de Saúde, cópias das certidões de nascimento dos filhos, comprovante de endereço e título de eleitor. Mais informações pelo telefone 3314-6608 ou 3332-0559.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar