WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/03/2011 - Zoonoses realiza segundo LIRAa do ano

Coleta de dados para o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) termina até sexta-feira (18). A pesquisa apontará os bairros com maior proliferação do mosquito da dengue e também os principais criadouros, norteando as próximas ações do Poder Público para combate à doença.

O diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, salienta que as visitas de rotina foram interrompidas apenas esta semana para pesquisa do LIRAa. De acordo com ele, os agentes iniciam na segunda-feira (21) o segundo ciclo de visitações. Na primeira fase, a equipe já percorreu 105.949 imóveis na cidade para verificar a existência de focos do Aedes aegypti e aplicar o larvicida. Em 2010, foram 101.696 visitas no mesmo período.

Outra ação contínua foram as vistorias em pontos estratégicos, como cemitérios, clubes desativados, borracharias, entre outros. Foram 553 visitas até o momento. Além disso, o departamento realizou bloqueios com fumacê e bombas costais nas regiões próximas a pessoas com suspeita de dengue, atingindo 356.375 imóveis.

No entanto, André reforça que a comunidade precisa se empenhar mais no controle da dengue. “Vamos pedir novamente apoio da população porque a quantidade de lixo retirada no mutirão de limpeza continua grande. É preciso manter os quintais e terrenos limpos para evitar acúmulo de água parada, principalmente agora com chuvas frequentes”, alerta.

Conforme último relatório do mutirão, 77.881 kg de material que acumula água foi recolhido desde o dia 20 de novembro, o que corresponde a 143 caminhões. Somente no Bairro de Lourdes, o diretor informa que foram 16 caminhões, totalizando 9.040 kg retirados de 635 imóveis trabalhados. Agora a equipe está no Jardim Manhatan. Os próximos bairros a serem trabalhados serão definidos a partir do resultado do LIRAa.

Por enquanto, também já foram coletados 165.620 kg de pneus nas borracharias cadastradas. A Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda 1.112 ações educativas, contemplando 45.957 pessoas com palestras, oficinas de reciclagens, teatros, panfletagens, blitzes e outras atividades.

O número de notificações este ano persiste abaixo de 2010. Foram registrados 750 casos suspeitos até agora. Desse total, 124 foram confirmados para dengue clássica, 55 descartados e 527 aguardam resultado de exames. Outros 44 tiveram resultado de exame inconclusivo. A Secretaria de Saúde alerta a população para manter as medidas de prevenção a dengue, evitando a proliferação do mosquito transmissor.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar