WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/01/2009 - Secretaria de Saúde realiza Dia D de combate à  Hanseníase

Começa nesta terça-feira (27) a Semana Nacional de Luta Contra a Hanseníase, e em Uberaba a Secretaria Municipal de Saúde realiza o dia D de combate à doença. A campanha conta com divulgação por meio de materiais informativos e paradas educativas em pontos de grande fluxo de pedestres no centro da cidade. O intuito é educar a população quanto à detecção da doença em sua forma precoce.

Além da conscientização a Secretaria Municipal de Saúde estará de prontidão no atendimento das Unidades de Atenção Básica de Saúde para a identificação de potenciais portadores. A responsável técnica do programa de controle da Hanseníase, Cecília Toshie Tanaka, explica que a doença tem cura e o tratamento é gratuito. “É preciso pesquisar o próprio corpo e não ter medo de procurar ajuda”, afirma Cecília, lembrando que todos os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e são distribuídos pelo município gratuitamente. A Hanseníase é uma doença causada por uma micobactéria, que afeta a pele em seu estágio inicial, podendo se desenvolver pelo corpo atingindo nervos dos membros e músculos, o que pode causar deformações aparentes.

A doença se manifesta com manchas avermelhadas na pele deixando o local onde se encontram totalmente ou parcialmente insensíveis ao tato, não sendo perceptível o toque, o calor ou até mesmo o frio. Cecília Tanaka ressalta ainda que o principal motivo da doença se proliferar é a falta de interesse do portador em fazer um diagnóstico médico, por falta de conhecimento acerca das marchas ou mesmo por medo de serem alvos de preconceitos da sociedade. “A população ainda possui estereótipos sobre a doença, ligando muitas das vezes os portadores a miseráveis ou pessoas sem higiene, o que não é verdade”, explica Cecília, enfatizando que a doença afeta qualquer um que conviveu com outro infectado, não escolhendo classe social ou pessoa para se manifestar.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar