WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/02/2011 - Notificações de dengue caem 65% em relação a 2010

Número de casos notificados de dengue até agora caiu 65% em comparação ao mesmo período de 2010. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que 420 notificações ocorreram este ano, contra 1.159 registradas em 2010 até a mesma data. A diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, chama a população para continuar empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Geane, o balanço parcial é resultado do engajamento da comunidade na prevenção contra a dengue e também das ações de controle que o Poder Público está executando sem parar. “A Prefeitura permanece mobilizada. Agora o esforço tem que continuar de ambas as partes. A população não pode se acomodar. É hora de intensificar o cuidado para conter a doença no município”, orienta.

A diretora lembra que os vasos de plantas e bebedouros de animais foram os principais criadouros do mosquito, conforme o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Por isso, a atenção deve ser redobrada para não acumular água nestes locais. Ela também orienta a população a manter quintais e terrenos limpos, pois o lixo e entulho podem empoçar água e favorecer a proliferação do vetor.

A SMS tem monitoramento diário nas unidades de saúde e hospitais para registrar novos pacientes com suspeita de dengue e também acompanhar eventuais casos graves. Além disso, são mantidas as visitas de rotina, com 73.325 imóveis percorridos por agentes de zoonoses até agora. Já o mutirão de limpeza retirou 65.481 kg de material que acumula água desde o dia 20 de novembro. Isso corresponde a 121 caminhões. A equipe iniciou esta semana o trabalho no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O recolhimento de pneus também continua, sendo 158.440 kg do material coletado nas 185 borracharias cadastradas. Os agentes fizeram ainda 366 visitas a pontos estratégicos, como cemitérios, ferro velhos, clubes desativados, praças, entre outros para eliminar possíveis focos do mosquito. Outra ação desempenhada foi o bloqueio com fumacê nos imóveis próximos a casa de paciente com suspeita de dengue, com 5.053 imóveis trabalhados e 834 eventos educativos para orientar sobre o combate à doença.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar