WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/02/2011 - Prefeito discute prazo para consultas com planos de saúde

Prefeito discute prazo para consultas com planos de saúde

Prefeito Anderson Adauto e secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, se reuniram nesta quinta-feira (10) com operadoras de plano de saúde para discutir prazo para marcação de consultas especializadas. Entre as propostas para reduzir o tempo de espera está a realização de mutirões, por meio da contratação de serviços na rede particular.

Avaliando as melhorias já alcançadas na Saúde ao longo de 2010, o prefeito declara que agora é o momento de firmar o compromisso público e estabelecer o tempo máximo para agendamento de consultas especializadas. “Queremos sair na frente. Enquanto a Agência Nacional de Saúde está estudando o prazo para consultas nos planos de saúde, já vamos definir como vai funcionar o atendimento na rede municipal”, destaca, lembrando que agora resta apenas o acerto final por parte da secretaria.

Na conversa com os dirigentes dos planos de saúde, a demanda reprimida e falta de profissionais para atender algumas especialidades também foi tratada, pois o problema atinge tanto a rede pública quanto a particular. De acordo com o diretor-presidente da Unimed, Sétimo Boscolo, existem situações em que a operadora importa especialistas para suprir os usuários.

Diante disso, o prefeito salientou a importância de serem adotadas soluções conjuntas entre a Prefeitura e as empresas. Segundo ele, a PMU pode contratar serviços particulares para atingir a meta de agilizar a marcação de consultas através de mutirões em especialidades com grande demanda, como oftalmologia e neurologia.

O secretário de Saúde acrescentou ainda que esse processo já está em andamento, com publicação de chamadas públicas este mês para credenciar clínicas e profissionais interessados em prestar serviços na rede municipal. O cadastro funcionará como reserva técnica, sendo acionado quando a capacidade do município estiver esgotada.

Além disso, foram acertadas ações conjuntas para padronizar a regulação de exames e procedimentos, os protocolos de atendimento e os atestados médicos. As operadoras de planos de saúde também estarão integradas com o Poder Público para buscar soluções no cumprimento de ordens judiciais, sendo analisada a criação de comissão técnica para assessorar os juízes nas decisões a respeito de medicamentos, insumos e tratamentos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar