WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/02/2011 - Saúde alerta para doenças transmitidas por roedores

Com ocorrência de chuvas mais intensas neste período e risco de inundações, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para adotar alguns cuidados e se prevenir contra a leptospirose. A doença é transmitida ao homem através de bactéria presente na urina de ratos, ratazanas e camundongos. A contaminação geralmente ocorre devido ao contato com águas de enchente.

A médica infectologista Danielle Borges Maciel destaca que em Uberaba, assim como demais municípios sujeitos a enchentes, a população deve ficar atenta e evitar ao máximo contato com água ou lama da inundação, pois o material pode estar contaminado por resíduos do esgoto. “É uma doença endêmica em todo país. Então, nessa época estão todos em risco”, adverte.

O cuidado, conforme a especialista, não se restringe à exposição direta na enchente, mas também aos móveis e demais utensílios em contato com a água. “Se houver alagamento em casa, o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas devem ser lavados com sabão e água sanitária. A proporção é de dois copos de água sanitária para cada 20 litros de água. Agora os alimentos, o ideal é jogar fora se houve contato com a inundação”, informa.

Aos trabalhadores da limpeza urbana que não podem evitar esse contato recomenda-se sempre usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos durante a limpeza da lama, nas residências ou nas ruas.

Segundo a médica, a leptospirose tem tratamento com antibiótico. Entretanto, ela orienta que o diagnóstico rápido facilita a recuperação, evitando o desenvolvimento de formas mais graves da doença. Por isso, em caso de suspeita, deve-se procurar de imediato uma unidade de saúde e informar ao médico a ocorrência do contato com água ou lama das enchentes. Este ano, três casos de leptospirose foram notificados em Uberaba e somente um confirmado. Em 2010, houve confirmação de três casos.

A leptospirose apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (especialmente na panturrilha, conhecida como "batata" da perna), pele amarelada e calafrios, que surgem de sete a quinze dias após a infecção.
A limpeza dos quintais e dos locais de trabalho são medidas para combate à doença, assim como cuidados para impedir a penetração e instalação. Um exemplo é eliminar fontes de alimentação, não deixando restos de comida para animais domésticos.

Hantavirose - Por enquanto, houve apenas uma notificação de hantavirose em Uberaba e trata-se, na verdade, de paciente residente em Sacramento. No entanto, a médica infectologista aproveita para orientar sobre medidas de prevenção à doença, principalmente para moradores da zona rural onde é mais comum. “O vetor é o rato silvestre. Existe a possibilidade de acontecer na cidade, em bairros próximos a matas ou fazendas, mas é difícil. Esse animal não é encontrado em terrenos baldios”, informa.

Danielle explica que o contágio ocorre por inalação do vírus presente nas fezes e urina do rato. De acordo com ela, a eliminação de fontes de alimento e a limpeza são medidas para controle. A médica acrescenta que celeiros, porões e outros ambientes com suspeita de contaminação devem ser mantidos abertos por 30 minutos para ventilação e depois o espaço pode ser descontaminado com a mesma solução de água sanitária diluída.

As características da hantavirose são quadro febril, dor muscular, dor de cabeça e sintomas respiratórios. A doença pode evoluir para formas pulmonares graves.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar