WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/02/2011 - Encontro reúne mais de 300 profissionais de beleza

Mais de 300 profissionais participaram nesta segunda-feira (7) do encontro “Beleza com Segurança”, promovido pela Vigilância Sanitária em parceria com o Sindicato dos Institutos de Beleza, Salões de Cabeleireiros e Autônomos de Uberaba. Além de orientações sobre as exigências sanitárias aos estabelecimentos e o risco de transmissão de doenças, os presentes receberam instruções para regularizar a empresa por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cidadania Fiscal.

No evento, o chefe de fiscalização da Vigilância, Emerson Mariano de Almeida, explicou aos profissionais sobre a necessidade de uso de produtos certificados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, ele ressaltou a exigência do alvará sanitário para funcionamento, assim como o cumprimento das normas referentes às condições de higiene no local, à esterilização dos materiais e o descarte correto dos resíduos e itens perfuro-cortantes. “Não é só a Vigilância que está cobrando. É o próprio consumidor”, disse.

Entre os itens levantados está a existência de lavatório apropriado para higienização no estabelecimento, limpeza semestral da caixa d’água, lavagem das mãos entre atendimentos, uso de luvas descartáveis para evitar contato com secreções e utilização de caixa apropriada ou recipiente rígido para descartar lâminas e agulhas. 

A programação contou ainda com palestra da médica infectologista Danielle Borges Maciel, que alertou sobre o risco de transmissão de doenças como hepatite B e C nos serviços de beleza. De acordo com a médica, 30% dos casos de hepatite registrados no Brasil são de origem desconhecido e grande parte provavelmente ocorreu em salões de beleza. Por isso, ela insistiu com os profissionais para uso de estufas e autoclaves para esterilizar os materiais reutilizáveis. “O procedimento deve ser feito em aparelhos especiais por cerca de duas horas. Então, o profissional deve ter mais de um kit para trabalhar ao longo do dia”, informou.

A médica também recomendou os profissionais a procurarem os postos de vacinação para prevenir contra a hepatite B e se dirigirem ao Centro de Testagem Anônima (CTA) para verificar se houve contaminação.


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar