Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

07/02/2011 - Mutirão de limpeza já atingiu 12 bairros este ano

Somente no mês de janeiro, o mutirão de limpeza retirou 25.501 kg de material que acumula água nos 10 bairros trabalhados. Agora nos primeiros dias de fevereiro 3.990 kg de entulho já foram recolhidos no conjunto Morada do Sol e Jardim Eldorado, onde a equipe visitou 767 imóveis. O cronograma segue com ações na Vila Presidente Vargas na próxima semana.

O diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, explica que após o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em janeiro as equipes foram direcionadas para a região do Grande Boa Vista, área com alto risco de infestação. O trabalho este ano começou os bairros Recreio dos Bandeirantes e Jardim Maracanã. Depois as equipes seguiram para a Vila Craíde, Bela Vista, Vila Arquelau, Vila Boa Vista, Vila Leandro, Vila João Pinheiro, conjunto Boa Vista, Morada do Sol e Jardim Eldorado.

“Agora resta apenas a Vila Presidente Vargas, o Jardim Indianópolis e Jardim Triângulo para fechar essa região. Depois vamos passar para outros bairros com situação de médio risco”, conta. Bairro de Lourdes que é onde tem muitas notificações de dengue.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, o município continua em alerta para a dengue. Por isso, é necessário engajamento da população no combate ao mosquito transmissor. “A Prefeitura continua trabalhando. Porém, o grande problema está dentro das casas, em vasos de plantas e bebedouros de animais. O agente visita a cada dois meses. Mas o cuidado diário é responsabilidade do morador”, pondera.

Além do mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde já está com o primeiro ciclo de visitações em andamento, com 47.344 imóveis percorridos. Os agentes de zoonoses também fizeram 252 visitas a pontos estratégicos (clubes desativados, praças, cemitérios, ferros velhos, etc.) e atingiram outros 3.281 imóveis com ações de bloqueio em áreas próximas à casa de pacientes com suspeita de dengue. Houve ainda recolhimento de 73.830 kg de pneus em 185 borracharias cadastradas.

Quanto às notificações, são 255 até agora e desse total 33 foram confirmadas para dengue clássica. Ainda existem 213 suspeitas aguardando resultado e nove foram descartados. Em 2010, 2362 casos de dengue clássica foram confirmados e outros dois de dengue com complicações. Há 174 à espera de resultado de exames.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub