WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/02/2011 - Prefeito define prioridades para Saúde em 2011

Definição de prazo para a marcação de consulta, construção do Hospital Regional e informatização estão nos planos para este ano.

Um programa de metas para o setor de saúde no município foi fechado pelo prefeito Anderson Adauto e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde durante reunião de mais de três horas na última sexta-feira.

Na ocasião, o prefeito também avaliou os avanços já alcançados no ano passado, principalmente com a implantação do agendamento eletrônico. Agora, ficou acertado com o secretário Valdemar Hial a marcação de encontro com operadoras de planos de saúde para discutir o prazo das consultas especializadas.

O prefeito pretende estabelecer um prazo máximo para o atendimento na rede pública de forma ponderada e razoável de acordo com o que as operadoras também pretendem.

O prefeito entende ser interessante tratar o assunto de maneira conjunta com as operadoras de plano de saúde porque elas são referência no atendimento. “Vamos ver como funciona nas principais empresas, como RN Metropolitan e Unimed, antes de definir o nosso prazo para marcação de consultas. A Agência Nacional de Saúde está solicitando a elas essa definição e o poder público pode aproveitar as informações”, destaca.

O prefeito Anderson revelou ao secretário de Saúde, prof. Valdemar Hial, a sua satisfação com o trabalho desenvolvido pela equipe da secretaria, que foi capaz de resgatar, até mesmo, compromissos de campanha.  O relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde definindo as prioridades para este ano será utilizado como exemplo para todos os demais secretários da administração. O documento será apresentado na próxima reunião de secretariado marcada para a próxima quarta-feira no Centro Administrativo.

A construção do Hospital Regional e novas unidades de saúde também estão no programa de metas para 2011, bem como a expansão do monitoramento por câmeras em toda a rede.  Hoje o sistema de câmeras já está disponível na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito. A informatização de todo o setor e a implantação do Prontuário Eletrônico também integram o rol de prioridades definidas entre o Prefeito e a equipe.

Outro assunto discutido com a equipe de técnicos da Secretaria de Saúde e a formação de uma  comissão técnica para assessorar decisões judiciais. No fim do ano passado, durante o 2º Encontro sobre Judicialização da Saúde, o prefeito se comprometeu a arcar com os custos para contratar a equipe. “Já dei a diretriz para o secretário levar aos juízes. A escolha dos profissionais será feita pelo representante do Judiciário e a Prefeitura paga os salários”, acrescenta.

Anderson também conversou na sexta-feira com dirigentes de entidades relacionadas à Saúde. Estavam representadas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Ecoterapia, Fundação Gregório Baremblit, Portadores de Anemia Falciforme, Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), escola Dulce Oliveira, abrigo Frederico Ozanan e associação dos diabéticos e hipertensos.

No encontro, os dirigentes apresentaram a necessidade de transporte social e também profissionais de saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, enfermeiros e dentistas para atender às entidades.

Segundo o prefeito, existem condições da Prefeitura ampliar o serviço já oferecido para contemplar as associações. “Agora vamos analisar os convênios existentes e ver como melhorar esse atendimento. Equipe da Saúde se reunirá com os dirigentes  no fim do mês e teremos uma proposta formatada”, informa.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar