WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/02/2011 - Zoonoses reúne vizinhos para orientar sobre a dengue

Zoonoses reúne vizinhos para orientar sobre a dengue Zoonoses reúne vizinhos para orientar sobre a dengue

Equipe do Departamento de Controle de Zoonoses organizou na segunda-feira (31) encontro no bairro Morada do Sol para discutir o controle à dengue. Residência foi cedida por um dos moradores para reunião com a vizinhança ontem à noite. Visitas serão agendadas em outras casas na região do Grande Boa Vista esta semana para conversa com a população.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, explica que a proposta surgiu em parceria com a Associação dos Moradores do Conjunto Morada do Sol. De acordo com ele, a idéia é reunir pequenos grupos na vizinhança para contato direto com as pessoas. “Essa é uma estratégia para conscientizar a população do Grande Boa Vista, a princípio, e depois vamos estender a outras áreas com índice alto de infestação do Aedes aegypti”, adianta, lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde está aberta a novas sugestões para implementar no combate à dengue.

Segundo o líder comunitário, Eustáquio de Campos, o Poder Público tem investido bastante em campanhas na mídia, porém muitas pessoas não ficam atentas à informação. “Tem gente que não lê o panfleto e passa desapercebido na propaganda da televisão ou rádio. Com o pessoal ao vivo na casa dele, é possível convencer melhor”, analisa.

A equipe alertará os moradores para eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito e também apresentará os principais problemas do bairro. Na área do Grande Boa Vista, os vasos de plantas e bebedouros de animais inda são os maiores focos, conforme o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

A educadora em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, Noeme da Rocha Andrade, pondera que o problema continua dentro das casas e nos quintais. Por isso, esse trabalho está voltado às donas de casa. “São elas que cuidam diretamente. Com esses encontros podemos nos aproximar mais e conversar de forma aberta para orientar”, destaca.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar