WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/01/2011 - Saúde mobiliza para prevenção à Hanseníase

Combate à Hanseníase Combate à Hanseníase Combate à Hanseníase

Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (27) ação informativa no calçadão da rua Artur Machado para conscientizar sobre a hanseníase. Além de orientações sobre a doença e formas de tratamento, equipe aferiu pressão, fez medição de glicose e aproveitou a mobilização no local para reforçar os cuidados no combate à dengue por parte da população.

De acordo com a referência técnica municipal em Hanseníase, Adriana Naves Coelho, mais de 500 pessoas passaram no stand para medir pressão ou verificar o nível de glicose, abrindo oportunidade para a equipe informar sobre a hanseníase e também o tratamento disponível na rede pública. “Foi muito bom. Perguntaram bastante e alguns até vieram tirar dúvidas sobre manchas no corpo.

Então, orientamos para procurar a unidade de saúde do bairro para uma análise detalhada”, conta. A hanseníase é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Conforme Adriana, em caso de suspeita, é importante o paciente procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A enfermeira lembra que a rede pública oferece tratamento gratuito, inclusive com equipe multidisciplinar para acompanhar o usuário. Além disso, são realizadas visitas domiciliares periódicas para evitar a transmissão dentro de casa.

Já a gerente do Centro de Saúde Eurico Vilela – onde é feito o acompanhamento dos pacientes com hanseníase -, Rosária Nair da Silva Lima, salienta que a população precisa conhecer a doença para ter condições de prevenir. “A hanseníase tem tratamento e cura”, ressalta. Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar