WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/01/2011 - Saúde comemora Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Em celebração à Semana Mundial de Detecção e Prevenção da Hanseníase, a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (27) mobilização das 8h às 17h no calçadão da rua Artur Machado. Além de orientações e panfletagem sobre a doença, a equipe estará com estrutura montada para aferir pressão e medir o nível de glicose dos interessados.

De acordo com a enfermeira Adriana Naves Coelho, referência técnica municipal em Hanseníase, o preconceito ainda é obstáculo no tratamento da doença. Por isso, o evento tem objetivo de informar a população e conscientizar sobre a importância da detecção precoce para evitar sequelas ao paciente. “Se o caso for notificado previamente para início do tratamento, a pessoa pode se curar totalmente e ter uma vida normal”, salienta.
Adriana pondera que o município está atingindo as metas do Ministério da Saúde. Segundo a enfermeira, 43 pessoas foram detectadas com hanseníase e encaminhadas para tratamento. No ano passado, o número subiu para 48 e 24 tiveram alta após o tratamento. Agora, são 48 casos verificados e já em acompanhamento. “Isso indica que a Saúde está eficiente na detecção precoce, ponto essencial para a recuperação completa do paciente”, afirma.

Conforme a referência técnica, o trabalho não se limita ao acompanhamento do quadro clínico do doente, que tem o tratamento gratuito na rede pública, inclusive atendimento integral com equipe multidisciplinar. Adriana destaca que são feitas visitas domiciliares rotineiramente para verificar o contato com outras pessoas da família e diminuir o risco de transmissão dentro de casa. “O Ministério preconiza examinar 90% dos contatos. Nós alcançamos 100%, pois vamos à residência, até mesmo na zona rural, se o familiar não pode comparecer à unidade”, declara.

Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Em caso de suspeita, a enfermeira orienta procurar a unidade de saúde no próprio bairro para análise médica. “Temos equipe pronta para a detecção da doença na rede municipal de saúde”, finaliza.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar