WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/01/2011 - Saúde terá voluntários para o combate a dengue

Secretaria Municipal de Saúde quer voluntários na comunidade para participar nas ações de combate à dengue. Proposta foi lançada pelo secretário Valdemar Hial, durante a primeira reunião deste ano do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação do Controle à Doença.

De acordo com Hial, o projeto “Voluntários Contra a Dengue” foi sugerido pelo cirurgião-dentista, Osmar Baroni. O secretário afirma que é importante ter representantes da sociedade envolvidos no combate à dengue, pois isso permite à secretaria ter alcance nos mais diversos bairros. “Uberaba é uma cidade grande. E pode acontecer de nosso olhar não chegar em alguns pontos. Com a parceria desses voluntários, teremos uma visão mais ampla e eles podem nos comunicar sobre locais com risco de proliferação do Aedes aegypti ou outros problemas pontuais em certas áreas, além de trazerem propostas para melhorar o trabalho já executado”, explica.

Os critérios para seleção e cadastro dos voluntários devem ser definidos na próxima semana, conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade. Entretanto, ela já adianta que não será paga remuneração para os colaboradores. Na reunião do comitê, ela também apresentou o quadro da dengue no município até agora: com 171 notificações, sendo 19 confirmadas para dengue clássica e outros 152 casos suspeitos ainda aguardando resultado de exames.

Já o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, aproveitou a presença de lideranças de bairro para discutir o resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 2011, especialmente o alto risco de infestação verificado na região do Grande Boa Vista. “A gente quer reforçar a necessidade do apoio da comunidade porque não adianta só o Poder Público trabalhar se os moradores não eliminarem os focos de dentro de casa. Por isso, vamos chamar os presidentes das associações de bairro para novo encontro em fevereiro e traçar ações para mobilizar a sociedade”, destaca.

Ribeiro lembra que o mutirão de limpeza continua em andamento, com trabalho intensificado na região do Grande Boa Vista desde o dia 12 de janeiro. As equipes estão percorrendo a Vila Bela Vista e a Vila Arquelau esta semana. O primeiro ciclo de visitações em 2011 também já começou, atingindo 22.243 imóveis até agora. Também persistem as ações de bloqueio com fumacê e bombas costais nas áreas próximas à residência de pacientes com suspeita de dengue.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar