WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/01/2011 - Saúde é bem avaliada em auditoria do SUS

Distribuição de medicamentos, marcação de consultas nas unidades básicas e programa Remédio em Casa foram aprovados por fiscalização do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS). Equipe técnica esteve em Uberaba no mês de novembro para avaliar o funcionamento da rede municipal e também trabalhos internos da Secretaria de Saúde.

No relatório, a auditoria atesta a existência de profissionais médicos em 100% do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje o município tem cobertura de 50 equipes. Ainda nas unidades básicas, os técnicos atestaram o funcionamento da marcação de consultas em clínica geral, ginecologia e pediatria. Conforme o parecer, os médicos na atenção primária atendem os usuários até na mesma semana do agendamento de acordo com a necessidade de cada caso. Com isso, a avaliação constatou que não há demanda reprimida nessas áreas.

Outro item analisado foi a distribuição de medicamentos nas farmácias básicas. O resultado aponta que não tem ocorrido falta de remédios para atender a demanda. Os técnicos salientam também que, quando algum item acaba no estoque, a reposição é feita no prazo de uma semana. Além disso, houve destaque para o sistema de controle informatizado e padronizado nas cinco farmácias. Quanto ao programa Remédio em Casa, a resposta também foi positiva, pois os auditores do Ministério constataram que houve melhora no atendimento da demanda junto à população.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, os técnicos recomendaram algumas adequações na farmácia básica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Abadia e em outras áreas, mas são orientações pequenas e todas as providências necessárias já foram tomadas. “Eu posso dizer que foi ótimo. Mostrou que estamos no caminho certo”, declara. A vistoria foi realizada no período entre 8 e 12 de novembro. Técnicos do Denasus estiveram na cidade consultando usuários, avaliando o funcionamento das unidades, do setor de ambulâncias e também trabalhos internos da Secretaria. A fiscalização ocorre por demanda espontânea do Ministério da Saúde, sem qualquer aviso prévio.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também passou por auditoria no fim do ano passado. Relatório enviado à SMS aponta conformidade na aplicação dos repasses do governo federal e cumprimento das contrapartidas do Estado e município. Além disso, os técnicos do Denasus verificaram que os recursos, um total de R$ 2.360.505,82 em 2009, foram utilizados de acordo com a legislação.

Em relação à equipe, a análise constatou que o número existente de médicos reguladores atende satisfatoriamente a população de Uberaba, assim como o quadro de motoristas e técnicos ou auxiliares de enfermagem. Ainda foram avaliados os equipamentos disponíveis na ambulância e a reserva técnica, sendo todos itens compatíveis às exigências do Ministério da Saúde. Outro item aprovado no relatório foi o transporte de recém-nascidos em estão crítico.

Por outro lado, a auditoria solicitou adequações ao Samu, principalmente em relação à estrutura do prédio. De acordo com o subsecretário municipal de Saúde, Gilberto Magnino, todas as adaptações estão atendidas no projeto de ampliação do Samu, já com processo licitatório encaminhado. Outra recomendação técnica é o acesso restrito a ambulâncias na rua Felício Frange. “Solicitamos a ocupação da via e temos a autorização da Secretaria de Trânsito. Com isso, vamos cumprir todas as especificidades para comportar um Samu regional”, revela.

Na análise, os técnicos recomendaram ainda mudança no sistema de telefonia e no sistema informatizado do Samu. No caso do telefone, a substituição foi providenciada, com aumento de duas para quatro linhas telefônicas e novo aparelho com identificador de chamadas. A Secretaria também prepara implantação em Uberaba de software adotado pelo Samu nacional.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar