WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/01/2011 - Secretaria Municipal de Saúde divulga primeiro LIRAa do ano

Secretaria Municipal de Saúde divulga primeiro LIRAa do ano

Primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano mostra alerta para dengue em Uberaba. Pesquisa realizada de 4 a 6 de janeiro aponta 2,8% de infestação predial, o mesmo resultado observado no início de 2010 e que representa risco médio conforme os critérios do Ministério da Saúde. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12), com a participação do prefeito Anderson Adauto e equipe da Secretaria de Saúde. Os principais focos do mosquito encontrados na cidade foram os vasos de planta e bebedouros de animais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede novamente participação da comunidade no combate à doença.

Na coletiva, o prefeito aproveitou para explicar sobre a campanha de incentivo que será realizada ao longo de 2011, com o objetivo de valorizar o cidadão que colabora do combate à dengue. “Vamos criar mecanismos para multar quem não cumprir sua obrigação e também prêmios para incentivar àqueles que mantiverem limpas suas casas e quintais. Vamos lançar a programação com todos os detalhes nos próximos 20 dias”, disse o prefeito, enfatizando que serão avaliadas as ações contínuas de limpeza.

A diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, ressalta que o município está cumprindo sua parte na batalha contra a dengue e cita, por exemplo, a marca de 675.762 visitas atingida em 2010. Novo ciclo já foi iniciado este ano, atingindo 10.919 imóveis até agora. Além disso, ela salienta que o mutirão de limpeza retirou 66 caminhões com 33.481 quilos de materiais que acumulam água em quase dois meses de trabalho. Durante as vistorias quinzenais a 185 borracharias cadastradas, também foram coletados 1.137.616 quilos de pneus.

Conforme Geane, o município continua com ações intensificadas por causa das chuvas neste início de ano. Entretanto, o resultado do LIRAa reforça a necessidade do envolvimento da população para conter a doença. A pesquisa mostra que 38,2% dos focos do mosquito estão em vasos de plantas e bebedouros de animais. Já o lixo representa 19,9%. “Estamos verificando que os problemas estão dentro das residências, nos quintais, e precisamos dos uberabenses engajados no trabalho para eliminar os criadouros desses locais”, alerta.

Já o diretor do Departamento do Controle de Zoonoses, André Ribeiro, informa que durante o LIRAa os agentes inspecionaram 5.793 imóveis, incluindo residências e terrenos. “Foi verificada a presença do mosquito em 162 imóveis e todos tinham construção. Nenhum foco foi encontrado em terrenos baldios. Por isso, fazemos o chamado para a população”, destaca.

Ribeiro alerta que a região do Grande Boa Vista apresenta alto risco de infestação e adequações já foram feitas no cronograma do mutirão para priorizar a área. Além disso, ele prepara ações educativas com os comerciantes e moradores do local para conscientizar sobre a prevenção. A região engloba: Vila João Pinheiro, Vila Bela Vista, Vila Boa Vista, Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Jardim Indianópolis, Vila Craide, Jardim Triângulo, Vila Arquelau, Conjunto Boa Vista, Conjunto Morada do Sol e Jardim Eldorado.

Os demais bairros estão em situação de médio risco. Somente a região da Univerdecidade, Bouganville e Distritos Industriais 1 e 2 não tiveram focos do Aedes aegypti, apresentando índice de 0%.

Números - Em 2011, existem 20 casos notificados de dengue até agora e todos ainda estão sob investigação. No ano passado, foram registradas 3.255 suspeitas da doença, sendo 2.321 confirmadas para dengue clássica e dois de dengue com complicações. Outros 671 casos foram descartados e 254 aguardam resultados de exames. Sete tiveram resultados inconclusivos.
 

 Apresentação Lira 2011

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar