WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

13/02/2009 - Sociedade busca soluções conjuntas para a segurança pública

Solicitar ações capazes de aumentar a sensação de segurança em Uberaba. Este foi o objetivo de reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13) com o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Sidney Silveira, solicitada pelo secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança, Wellington Cardoso Ramos. Conforme Wellington, mesmo com índices sendo favoráveis, mostrando redução da criminalidade à ordem de 20% a 30%, a repercussão da violência na cidade tem sido grande.Participaram do encontro, representantes da CDL, OAB, Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, Sindicato Rural, Instituto de Engenharia, Sinduscon, Cigra, Rotarys e Fiemg. Pela Polícia Militar, além do comandante da unidade, também estavam presentes os comandantes das companhias da PM em Uberaba. Ao tenente coronel foi repassado um documento assinado pelo prefeito Anderson Adauto e entidades.

Da corporação, os participantes da reunião receberam alguns termômetros interessantes. Um deles refere-se à reincidência de prisões em flagrantes, normalmente efetuadas nas ruas e que chegam a dezenas para os mesmos indivíduos, mas, que apesar disto, pela legislação vigente, são considerados réus primários e, portando, gozam de todos os benefícios da lei.

Ações - O que se pretende, e todos os participantes da reunião concordam (autoridades civis e militares e sociedade civil organizada), é uma mobilização a fim de tornar mais eficazes as ações de segurança e, ao mesmo tempo, despertar a comunidade para a conscientização. Segundo Wellington, há a intenção de se fazer um trabalho regional. Para tanto, será solicitada à Subseção da OAB que indique uma comissão de juristas a fim de apresentarem sugestões de alterações na legislação criminal. Ele lembra que o juiz Wagner Guerreiro e o promotor Eduardo Pimentel de Figueiredo também já foram acionados a apresentarem propostas. Em outro momento os parlamentares também serão acionados, bem como encontros devem acontecer com representantes de todos os organismos de segurança presentes em Uberaba. Para as próximas semanas os empresários deverão realizar uma reunião com a presença do secretário do Conselho de Segurança, Wellington Cardoso, e do comandante Sidney Silveira com a intenção de buscar uma forma de contribuição do setor aos problemas enfrentados pela Polícia. Outra estratégia prevista é uma campanha em parceria com o Rotary e demais clubes de serviço rumo à conscientização da sociedade quanto à prevenção individual e da comunidade. Uma proposta seria a formatação de ‘rede de vizinhos solidários’, onde cada um, percebendo situações suspeitas ou presenciando atitude criminosa, deve acionar o 190. Neste momento Wellington Cardoso faz um parêntese e orienta às vítimas a fazer contato com a Polícia Militar. Conforme ele, os dados estatísticos são peças fundamentais para o planejamento das ações de segurança.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar