WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/01/2011 - Saúde alerta sobre ausência em consultas

A partir desta quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviará carta aos pacientes que faltarem a consultas médicas. Relatório do agendamento eletrônico aponta taxa de ausência em torno de 25%. Isso representa, em média, o não-comparecimento de 200 pessoas por dia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, os pacientes faltosos dificultam o atendimento das demais pessoas à espera da consulta. Ele lembra que se a impossibilidade de comparecer à unidade for comunicada com antecedência, a vaga pode ser destinada a outro usuário, reduzindo o tempo de espera para tratamento com médicos especialistas.

Conforme o assessor de Tecnologia da Informação da SMS, Márcio Macedo, a correspondência é uma iniciativa para conscientizar e alertar os usuários, pois a meta é aprimorar o sistema de agendamento eletrônico. Ele orienta que os pacientes devem ficar atentos já na primeira ligação da telefonista para anotar data, local e horário da consulta. Assim, podem se programar com antecedência para comparecer à unidade ou cancelar a passagem no consultório médico, se não houver disponibilidade. A Secretaria disponibiliza o telefone 3331-2777 para comunicar a desistência. O serviço funciona das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Macedo estima que 200 cartas devem ser enviadas por dia, via Correios. Essa é a média registrada de ausência nas consultas. Isso representa 25% do total de pacientes na fila. No documento, a Secretaria informa o compromisso agendado e também os problemas resultantes do não-comparecimento, alertando para as próximas solicitações de consultas e exames.
Desde 1° de junho de 2010 até ontem, 49.670 vagas foram confirmadas para atendimento com médicos especialistas através do sistema eletrônico.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar