WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

28/12/2010 - Zoonoses mantém ações de combate à dengue

Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando ações para combate ao mosquito Aedes aegypti. Mutirão de limpeza chegou ao Jardim Induberaba, onde as equipes trabalham até quinta-feira (30). Serviço será retomado no dia de 3 de janeiro, após o feriado do Ano Novo. As medidas de bloqueio com fumacê, visitas a pontos estratégicos e recolhimento de pneus também serão mantidas.

Relatório divulgado ontem pelo Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses (DCEZ) mostra que 646.872 imóveis foram visitados por agentes até o dia 23 de dezembro. O número já supera o total atingido em 2009, quando 606.440 visitas foram feitas nos seis ciclos de trabalho preconizados pelo Ministério da Saúde. Segundo o diretor do DCEZ, André Ribeiro, as visitações serão interrompidas apenas na próxima semana para a realização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro.

“Teremos o diagnóstico da presença do mosquito e isso vai nortear as ações para o início do ano, inclusive alterações no cronograma do mutirão de limpeza conforme a situação verificada em cada bairro”, informa. Até a semana passada, 14.598 imóveis foram trabalhados no mutirão e 50 caminhões de materiais que acumulavam água foram retirados dos bairros. Isso representa 25.050 Kg. O Departamento de Zoonoses também recolheu 1.113.623,0 Kg de pneus em 185 borracharias cadastradas. Além disso, 583 tampas de caixa d’água foram colocadas.

O relatório mostra ainda que 41.724 imóveis foram visitados para bloqueio de suspeitas de dengue. Essa ação é feita em todas as residências num raio de nove quarteirões a partir da casa do paciente com suspeita da doença. De janeiro até agora foram notificados 3.161 suspeitas de dengue. Do total, 2.291 casos de dengue clássica foram confirmados e dois de dengue com complicações. Outras 631 suspeitas foram descartadas. Ainda restam 232 casos notificados em aberto e cinco tiveram resultados inconclusivos.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar