WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/12/2010 - Vigilância Sanitária alerta consumidor nas compras de Natal e Ano Novo

Data de validade e estado de conservação dos produtos devem ser observados na hora da compra

Com preparação para festas de fim de ano em ritmo acelerado nos próximos dias, a Vigilância Sanitária traz orientações à população na hora das compras para evitar dores de cabeça durante as festividades. Observar a data de validade e o estado de conservação dos alimentos são dicas para garantir a qualidade na ceia.

Segundo o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Djalma Bessa Ferreira, é necessária atenção redobrada na compra de peixes e carnes em geral, verificando principalmente a aparência, coloração viva, cheiro e as condições de conservação do produto. Verificar o estado de refrigeração também é necessário, pois as oscilações de temperatura podem comprometer o alimento.

Quem prefere o peixe deve avaliar especificamente os olhos, guelras e escamas, no caso do produto inteiro. “O globo ocular não pode estar fundo ou com sinal de desidratação, nem as escamas podem estar soltando. As guelras bem vermelhas indicam se o peixe está fresco”, orienta.

Quando a opção for o produto congelado, o diretor da Vigilância Sanitária atenta para o cuidado com o excesso visível de gelo para evitar prejuízo ao bolso do consumidor.

Quanto a carne suína e de frango, embora sejam mais claras, o produto não pode estar cor de palha ou apresentando muco. Já em relação à carne vermelha, a principal recomendação é escolher peças sem hematomas. O alimento também não pode estar com aparência queimada e ressecada ou sangue escuro demais. “O melhor é estar numa cor vermelha bem viva”, destaca.

O diretor da Vigilância informa que a carne comercializada em bandejas ou fracionada deve ter o carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e estar com data de validade dentro do prazo.

Agora em relação ao panetone, roscas e outras quitandas típicas do período, o consumidor deve estar atento ao tempo e condições de armazenamento, além da data de validade. Conforme Djalma, o maior risco é o bolor que pode causar riscos à saúde.

Na compra das bebidas para a ceia, a indicação é sempre buscar produtos de procedência para não acabar levando bebidas falsificadas para casa. “Aqui também vale o cuidado para não levar mercadoria com validade expirada, mesmo os sucos”, alerta.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar