WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/12/2010 - Consultor alerta para diagnóstico precoce da dengue

Palestra do médico cubano Eric Martinez Torres encerrou neste sábado (11) o 1º Seminário de Assistência ao Paciente com Dengue. Especialista apresentou aos profissionais da Saúde casos de dengue com complicações graves e discutiu melhores formas de diagnóstico e tratamento.

Doutor em Ciências Médicas e considerado um dos maiores especialistas do mundo em dengue, Torres mostrou no seminário a nova definição de doença e suas formas graves conforme os parâmetros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Segundo o médico, é necessário atenção ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado para evitar casos graves e mortes, pois ainda não existem drogas anti-virais e vacinas contra a doença. “Nossa tecnologia é o conhecimento da enfermidade e as estratégias de como tratar. Devemos pensar que o tratamento começa no primeiro dia de febre”, reforça.

Além de alertar os médicos sobre os sintomas, o consultor em dengue da Organização Pan-Americana orientou os médicos e enfermeiros que o tratamento não se resume à medicação e deve ser acompanhado de repouso e hidratação.

No primeiro dia, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Geane Andrade, abriu o evento com balanço sobre a situação da dengue em Uberaba. Até agora, 2.277 casos foram confirmados, sendo dois com complicações e um óbito. Outras 610 suspeitas foram descartadas por exames de laboratório. “Todo mundo que pegou dengue em 2005 e 2006 foi pelo sorotipo três. Essas pessoas estão vulneráveis ao tipo um, que entrou em circulação este ano. Então, há possibilidade de casos graves. Por isso, chamamos para a prevenção”, disse.

Os agentes de zoonoses já visitaram 610.799 imóveis em 2010. Nos mutirões de limpeza, 15.840 quilos de material que acumula água foram retirados. O departamento também recolheu 1.000 toneladas de pneus para evitar focos do mosquito Aedes aegypti.

Currículo. Eric Martinez Torres é médico cubano, Doutor em Ciências Médicas, professor titular da Universidade Médica de Havana, membro da Academia de Ciências de Cuba (ACC), da Associação Pan-americana de Infectologia(API), da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica(SLIPE)  e Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde em Dengue/Dengue Hemorrágico. É, ainda, pesquisador titular do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri (IPK), com enorme experiência na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do dengue. Martinez participou de mais de trinta epidemias de dengue em catorze países das Américas.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar