WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/11/2010 - Prefeitura cobra atenção da população no controle da dengue

Mutirão contra a dengue teve dia D neste sábado Mutirão contra a dengue teve dia D neste sábado Mutirão contra a dengue teve dia D neste sábado

Com o objetivo de orientar e chamar atenção de todos para o controle da dengue no município, foi realizado no sábado (27), o Dia “D” da Semana de Mobilização Social Contra a Dengue, na Praça Rui Barbosa. No local houve panfletagem, aferição de pressão, teste de glicemia e esclarecimentos sobre o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Durante toda a manhã, em outros pontos da cidade foram realizadas atividades educativas em parceria com as escolas municipais.

Os bairros Jardim Triângulo e Vila Craide contaram com a visita dos agentes do mutirão de limpeza. Para o prefeito Anderson Adauto, é importante que haja conscientização dos uberabenses, pois todos os anos o assunto é bem discutido e por isso é necessário o envolvimento. “É fácil fazer o dever de casa. A medida é simples. Não deixar água parada acumular nas residências. Por isso é importante a participação e responsabilidade de todos. Com o envolvimento da população vamos diminuir as transmissões no período de maior incidência da doença, que são os primeiros meses do ano”, pontuou.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Valdemar Hial, as projeções da doença no estado de Minas Gerais, indicam a contaminação de mais de 540 mil pessoas por dengue. “O poder público está realizando a sua parte. Contamos com o apoio da população para que colaborem no controle da doença. Desta forma podemos diminuir a transmissão na cidade”, explicou. O secretário lembrou que até o momento, mais de 2.800 casos foram confirmados em Uberaba. Um dos motivos que contribuíram para este número foi à reintrodução do sorotipo DEN-1.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecia Andrade, com mais de um sorotipo circulando, historicamente, causa um aumento no número de casos. “É possível que outro sorotipo da doença chegue a Uberaba. Foi identificado no estado de Roraima o tipo DEN-4, que há quase três décadas não era registrado. O Ministério da Saúde está realizando todas as medidas de contenção e barreira para impedir a circulação em todos os municípios do país”, explicou.

O subchefe de Gabinete, Carlos Bracarense, destacou que a participação e o engajamento das organizações civis, entidades de classes e empresas são importantes para a mobilização social. Ele destacou que, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, percorreu as instituições da cidade alertando sobre o assunto. “Esta entidades são fundamentais, pois são multiplicadoras. Este trabalho é pioneiro e temos uma receptividade muito positiva”, destacou.

Durante o dia, agentes do Departamento de Controle de Zoonoses participaram das festividades na Igreja da Medalha Milagrosa e na Feirarte, com panfletagens e stand para orientação e esclarecimento da doença.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar