WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/11/2010 - Prefeitura declara guerra contra a Dengue

Na manhã de sábado (20), cerca de 50 agentes de combate à endemias iniciaram o trabalho de Mutirão de Limpeza no bairro Jardim Uberaba. Os servidores municipais percorrerão todas as residências a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A ação conta com 06 caminhões para recolher os materiais inservíveis e a previsão é que o serviço finalize nesta segunda-feira. O investimento do município para intensificação do controle da doença é de aproximadamente R$ 750 mil. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Valdemar Hial, a cidade apresenta mais de 2.800 casos notificados da doença.

Um dos motivos para o aumento das notificações deve-se à reintrodução do sorotipo DEN1. “As transmissões da doença podem retornar com a elevação da temperatura e as chuvas. Todos devem redobrar as atenções. A Prefeitura trabalha durante todo o ano no controle da doença e contamos com o envolvimento de toda a população”, destacou. Para o Vice-Prefeito Paulo Mesquita, todos os habitantes de Uberaba devem cuidar da saúde, sem pensar no individual, mas no coletivo. “A dengue é uma doença evitável. É fundamental que a sociedade ajude a combater esta doença”.

O último mutirão de limpeza, finalizado em junho deste ano, percorreu 91.606 imóveis do município. Foram retirados 395 caminhões de materiais que acumulavam água. Segundo o subchefe de Gabinete, Carlos Bracarense, esta edição do mutirão conta com uma novidade, o envolvimento de 07 secretarias municipais: Gabinete, Saúde, Trânsito e Transportes, Infraestrutura, Educação e Cultura, Meio Ambiente e Governo. Além da participação de uma associação de coleta seletiva. Para ele, a questão da dengue é muito grave e por isso conta com a integração de diversas secretarias. “A dengue não é apenas uma questão da Secretaria de Saúde. Estamos mostrando para a população a importância da mobilização”.

Bracarense destacou também, que a programação do mutirão vai até o dia 31 de janeiro, mas se for necessário, será prorrogado. “Nós já temos um planejamento para estender a ação de limpeza, caso seja necessário”, finalizou. Neste dia, a Escola Municipal Laurencina Palmério esteve presente. Os alunos realizaram panfletagem no bairro alertando e divulgando sobre os possíveis criadouros da dengue. O secretário de Educação e Cultura, José Vandir de Oliveira, pontuou que as escolas municipais têm uma programação constante em relação ao tema. “A dengue já faz parte do plano de ensino das escolas. Estas crianças trabalham como agentes multiplicadoras, alertando as famílias e seus familiares no cuidado de suas casas”. O Mutirão de Limpeza irá percorrer 54 bairros de Uberaba, até o dia 31 de janeiro de 2011.

Com base no LIRAa, nestes bairros foram encontrados focos do mosquito em objetos que acumulam água. O cronograma está disponível no site: www.uberaba.mg.gov.br. Para mais informações, a população poderá entrar em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses, por meio dos telefones: 3315-4569, 3315-4173 ou 3317-4660 (Disk Dengue).

Semana de Mobilização Social - De 20 a 27 de novembro a Prefeitura Municipal de Uberaba realizará uma semana de conscientização, promoção e prevenção à saúde com foco na dengue. Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecida Andrade, todas as unidades de saúde contarão com um agente de combate à endemias para panfletar e orientar os usuários quanto às medidas preventivas da doença. Além disso, as unidades que possuem um aparelho de TV e DVD exibirão uma produção sobre o tema, elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda nesta semana, será realizada uma reunião com todos os diretores das escolas municipais, para definir as ações do “Dia D” e para entrega dos DVDs.

Dados - De 04 de janeiro a 12 de novembro, o Departamento de Controle de Zoonoses registrou 567.254 visitas nos imóveis da cidade, na ação de rotina dos agentes. Atualmente está em andamento o sexto ciclo de visitas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. Neste período foram realizados 20 ciclos em pontos estratégicos (ferros velhos, cemitérios, clubes desativados, borracharias, entre outros), totalizando 2.632 visitas. Em bloqueios de suspeitas de dengues, 32.836 imóveis receberam os agentes. Ao todo, foram coletados 977.783 kg de pneus e enviados ao ecoponto. Até o dia 16 de novembro foram notificados 2.852 casos de dengue, sendo 2.251 casos confirmados.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar