WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/11/2010 - Comitê da Dengue realiza mais um encontro

Dados das ações de controle da cidade e do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) foram apresentados durante a V Reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações de Controle da Dengue no Município de Uberaba, realizada na tarde desta quarta-feira (17). Neste encontro, os participantes sugeriram idéias para o plano de intensificação do controle da doença.

De acordo com os dados do levantamento, Uberaba apresenta um índice de infestação predial de 1,1%, sendo considerado de médio risco. As maiores predominâncias dos focos encontrados, durante a pesquisa, foram nos vasos e pratos de plantas, além dos bebedouros de animais.

Para a Diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecida Andrade, é importante a participação de toda a comunidade na luta contra o mosquito transmissor da dengue. “Todos têm que se mobilizar para ajudar na quebra da transmissão da doença, evitando o acúmulo de água nas residências. O município continua com o trabalho intenso no controle da dengue e conta com a colaboração de todos”, ressaltou.

Durante o encontro, foram apresentados os bairros com maior índice de infestação do mosquito, os bairros com a predominância de lixo, as ações de mobilização social e seminário voltados para médicos e enfermeiros. “O mutirão de limpeza começa no dia 20 de novembro [sábado] junto com o lançamento da Semana de Mobilização Social. O Seminário está previsto para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro”, lembrou a diretora.
No final da reunião os participantes sugeriram a criação de armadilhas para o Aedes aegypti com garrafas pets e ácido bórico, a participação das escolas particulares e estaduais, universidades e associações.

“A mobilização de todos é imprescindível, pois o alerta da transmissão é alto devido às chuvas e o clima quente. Este estado não é apenas para Uberaba, mas para Minas Gerais e o Brasil”, explicou Geane Aparecida Andrade.
Ela pontuou que outro motivo do estado de alerta é devido à reintrodução do sorotipo DEN4, no norte do país, e em Uberaba a circulação do sorotipo DEN1. Com mais de um sorotipo circulando, historicamente, causa um aumento no número de casos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar