WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/11/2010 - Secretaria Municipal de Saúde promove comemoração ao Dia Mundial do Diabetes

Com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Hiperdia, programa que atende os portadores de hipertensão e diabetes, promove nesta sexta-feira (12), na sede da secretaria, das 8h às 12h, e no Centro Administrativo, das 08 às 16h, uma ação de sensibilização, promoção e prevenção à saúde.

Durante o evento, os profissionais da pasta realizarão aferições de pressão e teste de glicemia, além de orientar a população e servidores quanto aos riscos da doença. Já no sábado, este evento será concentrado na Praça Rui Barbosa, das 8h às 13h.

De acordo com a referência técnica do Hiperdia, Rosária Nair Lima, todos estão convidados a participar das atividades, pois o objetivo é intensificar a busca e encaminhar o maior número de pessoas às unidade básicas de saúde, para o tratamento e acompanhamento nos grupos do Hiperdia. “Esta doença é silenciosa. Nestes dois dias, vamos esclarecer tudo sobre esta doença, que compromete os rins e a visão, caso o paciente não tenha um acompanhamento médico”, explicou.

Segundo os dados da SMS, o município possui 2.188 diabéticos, 7.604 diabéticos com hipertensão e 20.379 hipertensivos. Estão cadastradas no programa 30.182 pessoas.

Tipos de Diabetes - O TIPO 1 é uma doença auto-imune, onde as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as. O resultado é a diminuição ou a interrupção da produção de insulina. As pessoas com este tipo de diabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência. Já o TIPO 2 ocorre geralmente entre os adultos, atingindo cerca de 80% e 90% dos diabéticos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, provocando a elevação da taxa de açúcar na corrente sanguínea.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar