WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/11/2010 - Prefeitura divulga roteiro do mutirão de limpeza

O início do mutirão acontecerá com a abertura da Semana de Mobilização Social de Combate à Dengue

A Prefeitura de Uberaba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Infraestrutura e de Trânsito e Transporte, iniciará no dia 20 de outubro o Mutirão de Limpeza. O primeiro bairro a ser percorrido será o Jardim Uberaba. A ação faz parte do plano de intensificação contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Neste dia, acontece a abertura da Semana de Mobilização Social de Combate à Dengue, que buscará a conscientização, promoção e prevenção à saúde, por meio de palestras, oficinas e parcerias com outras secretarias.

O prefeito Anderson Adauto explicou que a intensificação no trabalho de controle da dengue visa à queda da transmissão da doença, no mês de janeiro. De acordo com os dados da SMS, a maior incidência da doença é registrada nos primeiros meses do ano, coincidindo com verão.
Segundo o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, no resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro, 11,7% dos focos do mosquito foram encontrados no lixo depositado nos quintais e terrenos baldios da cidade. “Antigamente este item ficava em segundo. No último levantamento ficou em quarto. Isto mostra, cada vez mais, a eficácia do mutirão de limpeza”, pontuou.

Pelo levantamento, 35,5% do foco do mosquito se concentram em vasos, pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais. Em 16,7% foram registrados em depósitos de água para consumo humano ao nível do solo (tambor e caixas d’água) e em depósitos fixos (tanques, caixas de passagem, pias e fontes ornamentais). O índice de infestação predial do município ficou em 1,1%.
O Mutirão de Limpeza irá percorrer 54 bairros de Uberaba, até o dia 31 de janeiro de 2011. Com base no LIRAa, nestes bairros foram encontrados focos do mosquito em objetos que acumulam água. O cronograma está disponível no site: www.uberaba.mg.gov.br. Para mais informações, a população poderá entrar em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses, por meio dos telefones: 3315-4569, 3315-4173 ou 3317-4660 (Disk Dengue).

Já a Semana de Mobilização se encerrará no dia 27 de novembro, com o Dia “D”. De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Valdemar Hial, a ação será concentrada nos bairros de maior infestação do mosquito, que são: Jardim Alexandre Campos, Vila Maria Helena, Centro, Fabrício, Boa Vista e São Benedito. 
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar