WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/11/2010 - Prefeitura anuncia novas medidas contra a dengue

Gestores estão preocupados com a introdução do sorotipo DEN-4 no município

Mesmo o Ministério da Saúde adotando todas as medidas necessárias para impedir a introdução de um novo sorotipo, em Boa Vista, capital do estado de Roraima, as autoridades do município de Uberaba mostram-se preocupadas com a situação. Para o prefeito Anderson Adauto, mesmo com as distâncias é possível que o vírus se espalhe pelo país devido à circulação de pessoas entre os estados. Preocupado com esta possibilidade e com a situação da cidade, Anderson realizou nesta terça-feira (09) uma entrevista coletiva e anunciou novas medidas de controle da doença.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro, a cidade apresenta um índice de infestação de 1,1%. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Valdemar Hial, foram visitados 5.255 imóveis e o resultado mostra que a cada 100 imóveis visitados em um foi encontrado o mosquito transmissor da doença. “O trabalho realizado contra a dengue é desenvolvido durante todo o ano. Não podemos descuidar. A Prefeitura faz a sua parte e a população também tem que fazer a sua, cuidando do quintal”, destacou.

Pelo levantamento foram identificados que 35,5% dos focos do mosquito se concentram em vasos, pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais. Em 16,7% foram registrados em depósitos de água para consumo humano ao nível do solo (tambor e caixas d’água) e em depósitos fixos (tanques, caixas de passagem, pias e fontes ornamentais). Já 11,7% em lixos encontrados em terrenos baldios e nos quintais.  “Observamos que no índice encontrado no lixo houve uma queda devido às ações de mutirão de limpeza”, explicou o secretário.

De acordo com o prefeito, o mutirão de limpeza voltará às atividades no próximo dia 20 de outubro e o primeiro bairro a ser percorrido será o Jardim Uberaba. Esta intensificação no trabalho de controle da dengue visa à queda da transmissão no mês de janeiro, pois a maior incidência da doença é registrada nos primeiros meses do ano, coincidindo com o verão. “Estamos preocupados com a situação da dengue no nosso município. Queremos diminuir ainda mais a transmissão da doença neste período. Para isso, vamos intensificar a limpeza da cidade. A prefeitura está trabalhando e contamos com a colaboração da população, mantendo os terrenos limpos”, pontuou.

O prefeito aproveitou a oportunidade e anunciou que enviará à Câmara para votação, o projeto que prevê multa aos proprietários caso seja encontrado foco do mosquito transmissor da doença. Segundo AA, há muitos anos o Governo Federal, Estadual e Municipal sempre trabalharam com a mobilização social, promoção e a prevenção da doença, e este projeto busca a conscientização dos moradores a se preocuparem com a causa. “Além de entrar nas residências, identificar e buscar soluções, a punição das pessoas que estão colocando em risco a vida de seus vizinhos, as obriga a se preocuparem com a limpeza dos quintais e assim evitar os criadouros do mosquito. Não queremos fazer uma indústria da multa. Esta é uma forma de chamar a atenção da população”, explicou.

Nesta semana será anunciado também o roteiro de fiscalização dos agentes para que os proprietários tomem providências quanto à limpeza dos terrenos. “Estamos anunciando agora para que todos tomem providências. Vamos avisar com antecedência os locais que vamos percorrer”, finalizou AA.

DEN-4 - Segundo o Ministério da Saúde, desde 1982 não é detectado no país. Porém, em outros países da América como Peru, Venezuela, Colômbia, que fazem fronteira com o Brasil, possui o vírus circulando. O alerta sobre este sorotipo é feito porque a população brasileira não tem imunidade contra este vírus. No país existe a circulação de 3 tipos de vírus, o DEN-1, DEN-2 e DEN-3.

Relatório - Durante a entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (09), no Centro Administrativo, foi apresentado o relatório das atividades de controle da dengue em Uberaba. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de rotina dos agentes está no sexto ciclo e foram visitadas 567.254 imóveis.
Para o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, nos últimos 05 anos o município está atingindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. “O município tem realizado todos os trabalhos de controle, promoção e prevenção da doença. Mas é importante a participação e a colaboração de todos no trabalho que já é realizado na cidade”, ponderou.
Ainda de acordo com o relatório, foram visitados 2.606 Pontos Estratégicos como ferros velhos, borracharias, clubes desativados, cemitérios e outros. No trabalho de bloqueio de suspeito de dengue, foram trabalhados 31.773 imóveis. Já o mutirão de limpeza, concluído em julho deste ano, foram percorridos 91.606 imóveis, sendo retirados 395 caminhões de materiais que acumulam água parada.
Na área de mobilização social e educação em saúde, foram realizadas 1.664 ações dentre palestras, stands educativos, reuniões técnicas, capacitações, teatro de fantoches, parcerias com empresas, visitas educativas em domicílio, entre outras.
De acordo com o resultado do 4º LIRAa, realizado em outubro, o índice de infestação predial do município é de 1,1%, sendo considerado risco médio. Os bairros com maior incidência do mosquito transmissor da doença são: São Sebastião, Centro, Alexandre Campos, São Benedito, Vila Maria Helena, Bom Retiro, Vila Presidente Vargas, Vila João Pinheiro, Conjunto Morada do Sol, Conjunto Boa Vista, Vila Leandro, Vila Bela Vista, Vila Boa Vista, Vila São José, Jardim das Palmeiras, Jardim Espírito Santo, Nenê Gomes, Residencial Tancredo Neves, Elza Amuí, Mangueiras, Residencial Uberaba I, Jardim Primavera, Portal do Sol, Cidade Nova, Tita Resende, Amoroso Costa, Josa Bernardino, Jardim Triângulo, Vila Craide, Jardim Eldorado, Vila Arquelau e Jardim Indianápolis.

Dados da doença - Até o momento foram notificados 2.838 casos da doença. Foram confirmados 2.250 casos e descartados 539. Além disso, foram registrados 02 casos de dengue por complicação e 47 ainda aguardam resultado.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar