WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/10/2010 - Deficiência física e acessibilidade são temas de debate na UFTM

5° Encontro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro acontece nos dias 13 e 14 de outubro, no anfiteatro A do Centro Educacional e Administrativo, com o tema “A capacidade de igualdade do deficiente”.

O cronograma prevê palestras no dia 13, abordando normas de acessibilidade, prevenção e deficiência física, fisioterapia na deficiência visual e adaptação ambiental. No dia 14, cinco minicursos serão ministrados no Centro Educacional da Universidade, oferecendo 20 vagas cada um.
As inscrições podem ser feitas, antecipadamente, no Centro Acadêmico de Fisioterapia, ou no local do evento, no dia 13,  das 18h às 19h.
 
Conceito
 
Decreto 3.298/99, em seu artigo 4°, inciso I, define que é considerada pessoa portadora de deficiência física a que “apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando comprometimento da função física, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto deformidades estéticas que não produzam dificuldades para o desempenho de funções”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 10% da população de cada país é portadora de algum tipo de deficiência física, sensorial ou mental. No Brasil, o Censo Demográfico 2000 indicou que aproximadamente 24,5 milhões de pessoas, 14,5% da população total, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência.

O Brasil está incluído nos chamados países em desenvolvimento, pois os índices de deficiência estão relacionados à situação econômica e social. Por esta razão, nas regiões norte e nordeste do país, a incidência de casos de deficiência é mais elevada, conforme o Censo 2000.

Assessoria de Imprensa e Cerimonial da UFTM
 
RosangelaRCunha - MTb 2566/MG
Assessora de Imprensa e Cerimonial
imprensa@reitoria.uftm.edu.br 
 
 
Jornalistas
 
João Pedro Vicente - MTb 11885/MG
ascom.atendimento@reitoria.uftm.edu.br
 
Marilu Teixeira -  MTb 3223/MG
ascom@reitoria.uftm.edu.br
 
Andréia Fernandes Malaquias
Assistente
ascomsecretaria@reitoria.uftm.edu.br

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar