WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/09/2010 - Assinado convênio entre a Prefeitura e os Correios

Programa Remédio em Casa: Assinado convênio entre a Prefeitura e os Correios Programa Remédio em Casa: Assinado convênio entre a Prefeitura e os Correios Programa Remédio em Casa: Assinado convênio entre a Prefeitura e os Correios

Nesta sexta-feira (17), no Espaço Cultural da Agência Central dos Correios, aconteceu a assinatura do convênio entre a Prefeitura e os Correios para implantar o Programa Remédio em Casa, que objetiva melhorar o sistema de distribuição à população que faz uso contínuo de medicamentos, além de diminuir o fluxo nos postos de saúde.

Atualmente, o programa tem 16.600 pessoas que estão acamadas e os cadastrados no programa Hiperdia - que fazem uso contínuo de medicamentos. Ao todo são 17 medicamentos, além dos insumos.

De acordo com a farmacêutica e coordenadora do Programa, Gabriela Vizzotto, Uberaba é a primeira cidade do interior de Minas a entregar em maior quantidade os medicamentos e insumos, via Correios. “O Remédio em Casa apresenta uma estrutura mais ampla do que outras cidades do país, como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, que também realizam a entrega via Correios”.

Ela ressaltou que mesmo com a entrega nas residências dos pacientes, eles devem passar por avaliações médicas nas unidades de saúde periodicamente e frequentar os grupos de Hiperdia. “O medicamento entregue a eles são para 60 dias, sem este acompanhamento, eles serão desligados do programa”, ressalta.

Durante a assinatura, o prefeito licenciado Anderson Adauto ressaltou o processo de humanização por qual passa a saúde em Uberaba, com a implantação de novos programas como o agendamento de consultas por telefone e a ampliação do Remédio em Casa. O prefeito lembrou das dificuldades enfrentadas pelo poder público para melhorar o serviço de saúde em Uberaba, principalmente em virtude da falta de recursos financeiros e disponibilização de mão de obra especializada. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, a SMS está trabalhando para melhorar ainda mais o sistema municipal de saúde. Esta assinatura faz parte de um conjunto de ações voltado para o Atendimento Humanizado da população, um programa que segue as determinações do prefeito licenciado, Anderson Adauto. “Nós vamos avançar ainda mais nas melhorias, e isso dará orgulho para toda cidade de Uberaba”, destacou.

Segundo o Gerente Regional de Vendas dos Correios, Fábio Fonseca Andrade, a parceria entre a instituição e a Prefeitura é ousada e interessante, pois irá contribuir com uma das soluções da saúde da cidade e por que houve investimentos para viabilizar a entrega dos medicamentos. “Conquistamos a aquisição de mais 05 veículos zero quilômetro e a contratação de novos funcionários.

O prefeito em exercício, Paulo Mesquita, disse da importância de se acreditar numa instituição como os Correios, que ofererce soluções que melhoram a vida de todos os brasileiros. Assim ele destaca a escolha da Prefeitura de Uberaba em firmar o contrato com a empresa.

Uberaba é a primeira cidade de Minas a fazer a entrega de medicamentos via Correios. Várzea Grande (Mato Grosso), já realiza este trabalho”, pontuou.

Neste ano, já foram entregues 36 mil medicamentos. Por dia, são entregues 380 e a partir de 04 de outubro este número passará para 680 diariamente.

De acordo com a farmacêutica, foi fechado um cronograma de entrega destes medicamentos por bairro. Segundo o cronograma, o paciente receberá o medicamento em até 03 dias úteis. Caso o morador não receba os medicamentos, ele deverá acionar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde por meio do telefone: 3331-2757, onde o problema será sanado em até 48h. Além disso, ele poderá retirar o medicamento na unidade mais próxima de sua residência.

O Programa Remédio em Casa existe no município desde 2008 e os pacientes que ainda não são cadastrados, podem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para se cadastrar.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar