WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

17/09/2010 - LGBT discutem Direito e Saúde no I Fórum realizado em Uberaba

Realizado na última quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Uberaba, o I Fórum de Discussão sobre a Saúde e Direitos da população LGBT, que tinha como objetivo sensibilizar e orientar quanto aos direitos, a promoção e prevenção à saúde.

De acordo com a representante do Secretário Municipal de Saúde, Maria Alice Modesto Veludo, o evento tem grande valia para a pasta, pois o Sistema Único de Saúde tem o papel de fazer a promoção da saúde em todos os brasileiros, sem distinção de cor, credo e de orientação sexual.

Na Plenária, a Presidente da ONG Triângulo Trans, Pâmela Volp, destacou que as travestis da cidade de Uberlândia conseguiram ser chamadas pelo nome social nos postos de saúde daquele município, por meio de um projeto. “É uma satisfação muito grande você chegar ao serviço de saúde e ser chamada pelo seu nome social. Hoje, é um imenso prazer falar que sou travesti e eu existo”.

Na apresentação do Advogado Criminalista, Dr. Leuces Teixeira, foi retratado que o poder judiciário é extremamente machista e discriminatório. Para ele, a instituição tem que zelar pela igualdade de todos. “A legislação ainda está tímida. A cada 48h, por questões de homofobia, uma pessoa é assassinada no país. Temos que avançar com a legislação própria e específica”, disse.

Para o Vice-presidente do grupo “Shama”, Adeon Souza Amaral, a participação popular é imprescindível para a conquista do reconhecimento e da segurança dos direitos previstos pela Constituição. Segundo ele, 78 direitos previstos são negados aos LGBTs. “Nós lutamos pela aprovação da PLC 122/2006 que vai criminalizar a homofobia no país, mas temos uma base fundamentalista que não quer que isso aconteça”, afirma.

De acordo com a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento, Maria Clara de Vasconcelos, o evento superou todas as expectativas, pois houve um grande envolvimento da comunidade LGBT de Uberaba. Para ela, este foi o evento mais importante já realizado no município. “Foi um marco histórico em Uberaba. Este evento vai mudar a visão das pessoas quanto à comunidade LGBT. Tenho que agradecer pelo espaço cedido, para a realização deste marco”, destacou.

Segundo o Presidente do Grupo União, Paulo Eduardo Pita, o fórum mostrou a importância das parcerias entre as ONGs de Uberaba e região, para mobilizar a sociedade quanto aos direitos, saúde e políticas aos LBGTs. Para ele, outro ponto favorável do evento foi a participação popular na Plenária, onde os presentes interagiram com os palestrantes.

Durante as apresentações, o Médico e Especialista em Infectologia e Mestre em Doenças Tropicais e Infectologia, Fernando de Freitas Neves, abordou um histórico da contaminação por HIV entre a população. De acordo com ele, nos últimos anos, a doença se espalhou em toda a população. “Somos muito questionados, mas podemos notar que a população homossexual se protege mais. Existe uma pequena parcela de adolescentes que deixam de lado esta preocupação com a proteção. Por isso é importante as ações de conscientização e de prevenção nas escolas”.

Segundo os dados apresentados pelo médico, mais de 33 milhões da população convive com o vírus no mundo. No Brasil são mais de 630 mil. Também é estimado que 190 mil brasileiros fazem uso do coquetel, medicamento para o tratamento. “Em 60% dos casos notificados no Brasil, houve um decréscimo na mortalidade, o que melhorou a qualidade de vida das pessoas”.

Ações - Nesta sexta-feira (17) acontece um movimento de conscientização na Praça Dom Eduardo com ações de prevenção às DST/HIV/AIDS, e no sábado (18), na Praça Rui Barbosa haverá ações de prevenção com a testagem rápida para o HIV e Hepatite C.
 

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar