WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

02/09/2010 - CTA e parceiros discutem diversidade sexual na Semana do Orgulho Gay de Uberaba

A expectativa dos organizadores é atingir um público estimado de vinte mil pessoas de Uberaba e região.

Nos dias 10, 15, 17 e 18 de setembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em parceria com o Grupo União, Valdir Santana, União da Juventude Socialista (UJS) e Marco Túlio Eventos, promovem a Semana do Orgulho Gay de Uberaba, que tem como objetivo estimular o respeito às diferenças, a aceitação da diversidade sexual e a promoção da prática do sexo seguro.

Durante a semana, acontecerá a eleição da Miss Gay de Uberaba, o I Fórum de Discussão sobre a Saúde e Direitos da População LGBT, um movimento de conscientização na Praça Dom Eduardo com ações de prevenção às DST/HIV/AIDS, e na Praça Rui Barbosa haverá ações de prevenção com a testagem rápida para o HIV e Hepatite C. "As expectativas para esses eventos são as presenças de familiares, amigos que contribuem para a luta contra o preconceito e homofobia. Nossa meta é a distribuição de, pelo menos, 60.000 preservativos e gel lubrificantes, além da mobilização social em torno da causa", destacou Maria Clara de Vasconcelos Afonso, gerente do CTA.

Para a gerente, estas ações também são o cumprimento de uma proposta estabelecida no Plano de Ações e Metas, que visa contribuir para quebra do preconceito contra os homossexuais levando a promoção, proteção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o Presidente do Grupo União, Paulo Eduardo Pita, 78 direitos garantidos constitucionalmente são negados aos LGBT's (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A semana visa proporcionar à comunidade em geral da cidade de Uberaba, atividades culturais com a finalidade de expandir a cultura do meio e levar informação com intuito de conscientização.

Para Paulo, a homossexualidade nunca esteve tão evidente, como nos dias atuais. Ele citou que recentemente um reality show de uma emissora de televisão contou com a participação de homossexuais e evidenciou os LGBT's. "Porém foi uma prova viva de quanto o preconceito ainda reina. Programas sociais como o do Governo Federal 'Brasil sem Homofobia' e o do Governo Estadual 'Minas sem Homofobia', praticados pelos departamentos de direitos humanos, vem a minimizar os efeitos da discriminação, mas ainda pode-se dizer que são apenas bebês engatinhando e que temos muito trabalho pela frente", destacou.

O cronograma com as ações da semana está disponível no site: www.uberaba.mg.gov.br. Para mais informações, basta entrar em contato com o CTA, pelo telefone 3321-8750.

 

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar