WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/08/2010 - Técnico garante que construção do hospital próximo ao cemitério não oferece risco

De acordo com o geólogo, Leziro Marques Silva, no local da construção não existe contaminação por necrochorume

Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Uberaba discutiu a localização da construção do Hospital Regional. Segundo o solicitante da reunião, o vereador João Ripposati, o objetivo era esclarecer sobre a edificação no local, em que surgiram várias dúvidas sobre a suposta contaminação do solo e lençol freático por necrochorume.

De acordo com levantamento do geólogo Leziro Marques Silva, o local da construção do Hospital não está contaminado. “Não existe contaminação por necrochorume na área do Hospital. A vertente do cemitério deságua no pé da encosta”. O geólogo frisou também que realizou pesquisas em mais de 970 cemitérios no Brasil e mais de 200 no exterior.

Dentre as questões levantadas pela população, uma foi sobre o trânsito em torno do futuro hospital e a questão psicológica do paciente que estiver fazendo tratamento. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, o local é estratégico devido à proximidade da BR 050. Ele reforçou que foram feitos vários estudos no local e o trânsito não será prejudicado, e em relação à proximidade do cemitério, na elaboração do projeto arquitetônico do hospital, as janelas não terão vistas para o local e também a UTI foi projetada para que os pacientes possam receber a luz do sol.

O secretário municipal de Saúde pontuou que a saúde em Uberaba evoluiu muito e ponderou o que estava sendo discutido. “Estamos discutindo a Saúde de Uberaba. Realizamos estudos e identificamos que o município necessita de mais leitos para Urgência e Emergência”, disse Valdemar Hial. Explicou também que o projeto será pioneiro no Brasil, pois, além do hospital, o local contará também com uma Unidade Matricial de Saúde e uma Unidade Regional de Saúde, sendo referência e contra referência em um único local.

Para o morador e presidente da Associação de Moradores do Bairro Tutunas, Emerson de Paula, o local é estratégico e a população do bairro está favorável à construção do Hospital Regional naquele local. Ele lembrou a existência de poços artesianos e que nunca conheceu alguém que se contaminou.

A Audiência Pública contou também com as participações dos vereadores Lourival dos Santos, Samuel Pereira, Itamar Ribeiro, Cléber Cabeludo, José Severino e Marcelo Borjão, além do promotor Carlos Valera, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, representante da Gerência Regional de Saúde de Uberaba, Conselho Municipal de Saúde e o Engenheiro João Eurípedes Sabino.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar